Otimismo dos gestores de empresas mantém-se negativo em agosto

  • Lusa
  • 12 Setembro 2022

O otimismo recuperou “ligeiramente” no mês de agosto, mas manteve-se “negativo pelo terceiro mês consecutivo”, indica o barómetro mensal do Fórum dos Administradores e Gestores de Empresas.

O otimismo dos gestores de empresas manteve-se negativo em agosto, continuando a taxa de inflação a ser a principal preocupação, embora com menor intensidade, segundo o barómetro mensal do Fórum dos Administradores e Gestores de Empresas (FAE).

De acordo com os resultados do último ‘Barómetro Mensal dos Gestores’ do FAE, o otimismo recuperou “ligeiramente” no mês de agosto, mas manteve-se “negativo pelo terceiro mês consecutivo”.

A taxa de inflação, que se situa no nível mais elevado desde 1992, surge como “a principal preocupação dos gestores pelo sétimo mês consecutivo”, seguindo-se “a preocupação com a contratação e retenção de talentos na segunda posição”, com “o valor mais elevado do ano de 2022”.

’The great resignation’, o fenómeno que faz os trabalhadores voluntariamente desistirem dos seus postos de trabalho em busca de condições mais satisfatórias, é uma inquietação que paira sobre os gestores portugueses”, aponta o FAE, explicando que “a inflação e o aumento do custo de vida estão entre as causas que espoletam o fenómeno”.

“Por outro lado – acrescenta – a preocupação com a concorrência cai para os valores mais baixos desde que é realizado o barómetro, demonstrando que não representa, ao momento atual, uma apreensão para os gestores”.

O FAE é a associação representativa dos gestores portugueses desde 1979 e diz contar entre os seus associados com “os gestores das maiores empresas portuguesas, incluindo 12 CEO [presidentes executivos] do atual PSI”. O ‘Barómetro Mensal dos Gestores’ baseia-se num inquérito mensal aos associados do Fórum sobre o que mais preocupa os gestores e administradores de empresas para os 12 meses seguintes, incluindo também o nível de otimismo e pessimismo para esse período.

Com as respostas – numa média entre 170 a 210 – o FAE pretende construir um barómetro mensal que indique em cada momento e registe, também, numa série longa, a evolução das preocupações e otimismo dos gestores portugueses.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Otimismo dos gestores de empresas mantém-se negativo em agosto

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião