Grupo estudantil cria Girl Up ISCAL para promover igualdade de género no meio académico

A organização sem fins lucrativos nasce da um vontade de um grupo de estudantes, e promete sensibilizar e formar as pessoas para que possam construir uma liderança justa e acelerar a mudança social.

O Girl Up ISCAL é o novo núcleo da instituição de ensino para fomentar a igualdade e a defesa dos direitos de género, sobretudo, no meio académico. A organização sem fins lucrativos nasce da um vontade de um grupo de estudantes, e promete sensibilizar e formar as pessoas para que possam construir uma liderança justa, bem como acelerar a mudança social.

“Criámos a Girl Up ISCAL principalmente por acharmos que é um tema que pouco ou nada é abordado em contexto académico, especialmente em áreas como a contabilidade e gestão. Sendo que estávamos em plena pandemia a tarefa foi dificultada, mas sempre senti que havia uma falta enorme de representatividade e sensibilização para um tema tão atual como a igualdade de género”, começa por dizer Carolina Ataíde, aluna de Contabilidade e Administração no ISCAL e presidente da Girl Up ISCAL.

“O feminismo engloba muito mais áreas para além das mulheres e da igualdade entre géneros: falamos de saúde física e mental, realidades financeiras e sociais, problemáticas teóricas, política, ambientalismo, etc. O feminismo é o epílogo da intersecionalidade das nossas vidas”, acrescenta, em comunicado.

O Girl Up ISCAL é, assim, um grupo de ação de justiça social que promove a igualdade de direitos de género, principalmente no meio académico. Procura desconstruir algumas temáticas relacionadas com a igualdade de género, de uma forma interativa, positiva e moderna, de forma a sensibilizar toda a comunidade do ISCAL para estes temas.

O núcleo vai usar as redes sociais (Facebook e Instagram) como os principais canais de comunicação, mas também haverá espaço para a realização de alguns eventos ao longo do ano, entre os quais uma rubrica mental de debate e um dicionário online, onde serão explicados alguns temas importantes e ainda são pouco conhecidos pelo grande público.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Grupo estudantil cria Girl Up ISCAL para promover igualdade de género no meio académico

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião