Fernando Araújo escolhido para assumir cargo de CEO do SNS

  • Joana Abrantes Gomes
  • 13 Setembro 2022

O presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar Universitário de S. João deverá ser o escolhido para assumir a nova função de CEO do Serviço Nacional de Saúde (SNS).

Fernando Araújo, atual presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar Universitário de S. João, é a escolha do Governo para assumir o cargo de CEO do Serviço Nacional de Saúde (SNS), faltando apenas dizer o “sim” ao convite, que estará pendente da promulgação do novo lugar de gestão do SNS pelo chefe de Estado.

A informação foi avançada perto das 13 horas pela SIC Notícias, tendo também sido noticiada na manhã desta terça-feira pelo Expresso. Aliás, o próprio assina esta terça-feira o seu último artigo de opinião no Jornal de Notícias. “Foram vinte semanas de crónicas reais, escritas com alma, sobre os problemas de milhares de portugueses”, escreveu.

De acordo com a informação avançada pelo canal televisivo, Fernando Araújo ainda não terá respondido oficialmente ao convite do Governo por estar a aguardar a promulgação da orgânica da direção executiva do SNS pelo Presidente da República. A decisão deverá chegar após Marcelo Rebelo de Sousa regressar de Angola na sexta-feira.

Na noite de segunda-feira, em entrevista à TVI24, o primeiro-ministro apontou o Porto como exemplo na gestão dos serviços de saúde. “Não tenham dúvidas nenhumas que Lisboa tem muito a aprender com o Porto, nomeadamente em relação ao funcionamento das urgências, tem muito a aprender com o Porto”, afirmou António Costa.

Fernando Araújo foi secretário de Estado de Adalberto Campos Fernandes, ex-ministro que tutelou a pasta da Saúde entre 2015 e 2018. Bastante crítico de Marta Temido, que se demitiu no passado dia 30 de agosto, o médico imuno-hematologista chegou a ser apontado como o possível sucessor para o Ministério da Saúde.

Porém, a escolha do Governo para o cargo foi outro médico do Porto, Manuel Pizarro, do qual Fernando Araújo é próximo. No artigo que assina esta terça-feira no JN, deseja “as maiores felicidades ao novo titular”, alguém que considera ter “enorme conhecimento e experiência, com capacidade de diálogo e bem ciente da necessidade de uma longa caminhada na defesa do futuro de gerações de portugueses”.

Escolha de Fernando Araújo é mais uma “operação de cosmética” do Governo, diz Montenegro

Em reação à notícia da escolha de Fernando Araújo para o cargo de diretor executivo do SNS, o líder do PSD disse tratar-se de mais uma “operação de cosmética” do Governo, operações que se vão sucedendo “umas atrás das outras”.

Para Luís Montenegro, que esta terça-feira se encontra em Tabuaço, no distrito de Viseu, “o que está em causa não é propriamente escolha de pessoas, é o modelo e a política de saúde poderem servir o interesse das pessoas e das comunidades”.

Mudou de ministro, mas a política fica na mesma. Cria-se um estatuto do SNS e a política fica na mesma. Agora nomeia-se um CEO do SNS e a política fica na mesma”, afirmou ainda o presidente social-democrata, lamentando que o primeiro-ministro e o seu Executivo sejam “avessos” a reformas estruturais.

(Notícia atualizada pela última vez às 17h28 com a reação de Luís Montenegro)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Fernando Araújo escolhido para assumir cargo de CEO do SNS

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião