Costa volta a ter secretário de Estado Adjunto. E há dois novos na Saúde

Luís Miguel da Silva Alves será secretário de Estado Adjunto do primeiro-ministro. Ricardo Mestre e Margarida Tavares entram para a Saúde.

Já foram nomeados os novos secretários de Estado da Saúde, além de ter sido também nomeado um novo secretário de Estado Adjunto do primeiro-ministro. Luís Miguel da Silva Alves ficará sob a alçada de António Costa, enquanto Ricardo Mestre e Margarida Tavares entram para a equipa do novo ministro da Saúde.

O anúncio foi feito na página da Presidência, onde se adianta que o Presidente da República aceitou a proposta de António Costa. Marcelo Rebelo de Sousa dará posse aos três novos secretários de Estado esta sexta-feira, 16 de setembro, pelas 19h30, no Palácio de Belém, segundo se lê na nota do Chefe de Estado que está em Angola para a tomada de posse de João Lourenço.

São eles Luís Miguel da Silva Alves, secretário de Estado Adjunto do primeiro-ministro, Ricardo Jorge Almeida Perdigão Seleiro Mestre, secretário de Estado da Saúde e Margarida Fernandes Tavares, secretária de Estado da Promoção da Saúde.

Do lado de António Costa, Luís Miguel da Silva Alves junta-se assim aos outros dois secretários de Estado do primeiro-ministro: Mário Campolargo, secretário de Estado da Digitalização e da Modernização Administrativa, e Tiago Antunes, secretário de Estado dos Assuntos Europeus. Luís Miguel da Silva Alves era presidente da Câmara Municipal de Caminha desde 2013, estando no seu terceiro mandato. Mas já teve experiência governativa como Adjunto do ministro de Estado e da Administração Interna, entre janeiro de 2006 e maio de 2007, ou seja, de António Costa.

Ricardo Mestre tinha sido nomeado no final de junho para o cargo de subdiretor-geral da Direção-Geral da Saúde, em regime de comissão de serviço. Licenciado em Economia pelo ISEG é um especialista em administração hospitalar e foi diretor do Departamento de Gestão e Financiamento de Prestações de Saúde da ACSS (maio 2012 a março 2016) e diretor do Departamento de Contratualização da Administração Regional de Saúde (ARS) do Alentejo (maio 2008 a maio 2012).

Já Margarida Tavares era assistente graduada de infecciologia do Serviço de Doenças Infecciosas do Centro Hospitalar Universitário de São João e Coordenadora da Unidade de Doenças Infecciosas Emergentes do mesmo centro. Vão fazer parte da equipa de Manuel Pizarro, novo ministro da Saúde.

Os antigos secretários de Estado da Saúde de Marta Temido, António Lacerda Sales e Maria de Fátima Fonseca, ficam assim de fora do Executivo. Os nomes dos cargos dos novos responsáveis também mudam, sendo que dantes eram ambos secretários de Estado da Saúde (Lacerda Sales era também adjunto).

(Notícia atualizada às 13h20)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Costa volta a ter secretário de Estado Adjunto. E há dois novos na Saúde

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião