Manuel Pizarro é o escolhido para ministro da Saúde

O eurodeputado socialista substitui Marta Temido, que se demitiu a 30 de agosto, e toma posse amanhã. "Regresso a Portugal cheio de determinação e vontade de trabalhar", diz Pizarro.

Manuel Pizarro vai ser o novo ministro da Saúde, anunciou a Presidência da República. O eurodeputado socialista substitui Marta Temido, que se demitiu a 30 de agosto, e toma posse amanhã, pelas 18h00 no Palácio de Belém. Numa primeira reação, em declarações transmitidas pela RTP3, Pizarro disse que regressa a Portugal “cheio de determinação e vontade de trabalhar”, remetendo mais declarações para depois da tomada de posse

Na sequência da proposta do Primeiro-Ministro, o Presidente da República conferirá posse amanhã, sábado 10/9, ao novo Ministro da Saúde, Dr. Manuel Francisco Pizarro de Sampaio e Castro, pelas 18h00, no Palácio de Belém”, informa o Chefe de Estado, Marcelo Rebelo de Sousa, numa curta nota publicada na tarde desta sexta-feira no site da Presidência.

O novo ministro da Saúde, à margem da Academia Socialista, que decorre entre 7 e 11 de setembro, disse que pelo seu “percurso enquanto médico, não podia recusar este convite para voltar a Portugal”. E deixou um elogio ao trabalho da antecessora: “Queria prestar a minha homenagem e o meu reconhecimento à dra. Marta Temido pelo trabalho extraordinário que fez nestes quatro anos em defesa da saúde dos portugueses e do SNS. Quatro anos sendo que dois dos quais coincidiram com pandemia de covid-19″.

Manuel Pizarro, nascido a 2 de fevereiro de 1964, é atualmente eurodeputado no Grupo da Aliança Progressista dos Socialistas e Democratas no Parlamento Europeu, cargo que ocupa desde 2019. Além disso, é também líder da distrital do PS do Porto.

Licenciado em medicina e com especialidade em medicina interna, Manuel Pizarro foi secretário de Estado da Saúde entre 2008 e 2011, durante os governos de José Sócrates. Posteriormente, em 2013, e também em 2017 chegou a ser candidato pelo PS à Câmara Municipal do Porto, tendo perdido as duas eleições para Rui Moreira, mas ficando em segundo lugar.

Manuel Pizarro sucede, assim, a Marta Temido, que se demitiu na madrugada de 30 de agosto, por entender que “deixou de ter condições para se manter no cargo”, numa altura em que o Serviço Nacional de Saúde (SNS) enfrenta diversas debilidades, especialmente na área da obstetrícia, com encerramentos de urgências.

O primeiro-ministro aceitou a demissão, mas tinha referido que a passagem de pasta apenas sucederia após a aprovação da direção executiva do SNS, que estava prevista para 15 de setembro, mas que foi antecipada para esta quinta-feira.

(Notícia atualizada pela última vez às 19h39, com as declarações de Manuel Pizarro)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Manuel Pizarro é o escolhido para ministro da Saúde

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião