Famílias travam recurso ao crédito ao consumo pelo segundo mês consecutivo

Montante dos novos financiamentos aos consumidores desceu em julho pelo segundo mês consecutivo, segundo dados do Banco de Portugal.

Os portugueses estão a travar o recurso ao crédito ao consumo, com o número e o montante dos novos empréstimos a descer em julho pelo segundo mês consecutivo, indicam os dados divulgados esta quinta-feira pelo Banco de Portugal.

Em julho, foram celebrados 43.374 contratos de crédito pessoal, mais 3,2% do que no mês anterior, mas o montante contratado, de 302 milhões, desceu 2,1% em relação a junho.

No crédito automóvel, quer o número de contratos (15.968) quer o montante (233 milhões) registaram descidas, de 3,4% e 4,7%, respetivamente. A única área em que se registou um aumento foi nos cartões e descoberto bancário, em que o montante subiu 0,6% para 101 milhões de euros.

 

Juntando os vários segmentos, foram concedidos empréstimos no valor de 635,9 milhões de euros em julho, menos 2,68% do que no mês anterior. Em junho, o montante já tinha recuado 5,26% face a maio. Na comparação homóloga, o valor de julho deste ano superou em 9,5% o do mesmo mês de 2021.

Os valores divulgados pelo Banco de Portugal baseiam-se nos dados reportados para efeitos de supervisão comportamental por todas as instituições financeiras que concedem crédito aos consumidores. Os valores respeitam apenas a novas operações de crédito e não incluem valores relativos a renegociações de contratos de crédito.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Famílias travam recurso ao crédito ao consumo pelo segundo mês consecutivo

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião