Apoio às empresas intensivas em gás alargado para 235 milhões de euros

O ministro da Economia anunciou um reforço das medidas de apoio para as empresas pressionadas com os custos de gás.

O ministro da Economia, António Costa Silva, anunciou que o apoio específico para as empresas com consumo intensivo de gás é alargado dos anteriores 160 milhões para os 235 milhões de euros.

Estas declarações foram feitas numa conferência, após a reunião do Conselho de Ministros.

Tal como já foi noticiado, a ajuda por empresa será alargada de 400 mil para 500 mil euros. A taxa de apoio que recai sobre a diferença entre os custos suportados em 2021 e em 2022, e que é hoje de 30%, passará para os 40%, tal como foi avançado pelo Jornal de Negócios. Aplica-se às empresas cujos gastos com gás tenham aumentado para mais do dobro.

Outra novidade é que este programa de apoio é estendido a duas indústrias que até agora não estavam aptas a beneficiarem do mesmo: a indústria transformadora e agroalimentar, que terão acesso a cerca de 15 milhões de euros.

Está ainda a ser negociado um apoio extra, de 2 milhões de euros, com Bruxelas, o qual deverá acumular com aqueles já referidos, que reforçarão a capacidade de empresas com maiores consumos. Para aquelas empresas que já estão com perdas operacionais, haverá um terceiro pacote, de 5 milhões de euros.

Tendo em conta que estas medidas se inserem num quadro temporário de apoio a nível europeu, as medidas passarão a ser executadas assim que aprovadas pela Comissão Europeia, informou o Governo.

(Notícia atualizada às 15:33)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Apoio às empresas intensivas em gás alargado para 235 milhões de euros

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião