Nas notícias lá fora: alimentos, Isabel II e Volkswagen

  • ECO
  • 19 Setembro 2022

A cerimónia de tomada de posse dos membros do novo Governo de Angola tem lugar esta segunda-feira e Joe Biden diz que as tropas norte-americanas defenderiam Taiwan no caso de uma invasão chinesa.

O ministro espanhol da Agricultura, Pesca e Alimentação garante que não está sobre a mesa estabelecer um limite máximo para os preços dos alimentos ou a criação de um imposto especial para o setor à semelhança do que foi feito com o da energia e da banca. O mundo está esta segunda-feira com os olhos postos no funeral da rainha Isabel II, que será sepultada esta segunda-feira, numa cerimónia privada, no jazigo da família real no castelo de Windsor.

Expansión

“Governo espanhol não vai criar um teto para os alimentos”, diz Luis Planas

O ministro da Agricultura, Pesca e Alimentação, Luis Planas, garante que não está sobre a mesa estabelecer um limite máximo para os preços dos alimentos ou a criação de um imposto especial para o setor à semelhança do que foi feito com o da energia e da banca. “É verdade que [a vice-presidente e ministra do Trabalho Yolanda] Díaz se reuniu com o setor alimentar, mas se houver alguma medida, ela será tomada pelo Executivo, ou seja, por este Ministério”, assegurou. O responsável acusou ainda a Rússia de “utilizar os alimentos como um elemento de diplomacia e de influência”.

Leia a notícia completa no Expansión (acesso pago, conteúdo em espanhol)

The Guardian

Rainha Isabel II vai ser sepultada em jazigo da família em Windsor

A rainha Isabel II será sepultada esta segunda-feira, numa cerimónia privada, no jazigo da família real no castelo de Windsor, onde se encontram os restos mortais dos pais e da irmã, indicou o palácio de Buckingham. Segundo o comunicado da residência oficial londrina da soberana, que morreu a 8 de setembro, aos 96 anos, tornando-se a monarca com o mais longo reinado do Reino Unido – 70 anos e 214 dias -, a urna do marido, o príncipe Filipe, que morreu em 2021, aos 99 anos, será também transferida para ficar junto à sua, no jazigo real de Windsor onde se encontram depositados os restos mortais do pai, Jorge VI, da mãe, Isabel Bowes-Lyon, e da irmã, a princesa Margarida.

Leia a notícia completa no The Guardian (acesso livre, conteúdo em inglês)

DW

Novo Governo toma posse em Luanda

A cerimónia de tomada de posse dos membros do novo Governo de Angola tem lugar esta segunda-feira, às 9h00 (mesma hora em Lisboa) no Palácio Presidencial, em Luanda. O Presidente angolano nomeou na sexta-feira um novo Executivo com 28 membros, incluindo quatro ministros de Estado, em que apenas cinco são estreantes, entregando o Governo de Luanda, a Manuel Homem, ex-ministro das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social. Adão de Almeida é reconduzido como ministro de Estado e chefe da Casa Civil do Presidente da República, tal como Manuel José Nunes Júnior, ministro de Estado para a Coordenação Económica do Presidente da República, e Francisco Pereira Furtado mantém-se como ministro de Estado e chefe da Casa Militar do Presidente da República. Dalva Ringote Allen, ex-secretária de Estado da Economia é promovida a ministra de Estado e Área Social.

Leia a notícia completa na DW (acesso livre)

Reuters

Volkswagen tem como meta 70 a 75 mil milhões de euros para IPO da Porsche

A Volkswagen tem como meta um valor de 75 mil milhões de euros para a fabricante de carros desportivos de luxo Porsche na oferta pública inicial (IPO) da marca. A Volkswagen anunciou que esta avaliação se traduz numa banda de flutuação de 76,50 a 82,50 euros por ação preferencial da Porsche que serão vendidas no IPO, planeado para o final de setembro ou início de outubro. Isto pode gerar receitas de 8,7 a 9,4 mil milhões de euros, o que tornaria este IPO no segundo maior da Alemanha e, no topo da avaliação, o terceiro maior da Europa, segundo dados da Refinitiv.

Leia a notícia completa na Reuters (acesso livre, conteúdo em inglês)

CBS

Biden diz que tropas dos EUA defenderiam Taiwan em caso de invasão chinesa

O Presidente dos EUA, Joe Biden, disse que as tropas norte-americanas defenderiam Taiwan no caso de uma invasão chinesa. Questionado no programa “60 Minutos” da CBS se “os americanos defenderiam Taiwan no caso de uma invasão chinesa”, o líder dos EUA respondeu: “Sim, se de facto ocorresse um ataque sem precedentes”. O Chefe de Estado fez questão de sublinhar que não estava a “encorajar” a ilha a declarar a independência. “A decisão é deles”, afirmou. A China considera Taiwan, com uma população de cerca de 23 milhões de habitantes, como uma das suas províncias, que ainda não conseguiu reunificar com o resto do seu território desde o fim da guerra civil chinesa (1949).

Leia a notícia completa na CBS (acesso livre, conteúdo em inglês)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Nas notícias lá fora: alimentos, Isabel II e Volkswagen

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião