Transição energética vai ser “muito mais difícil do que pensávamos” e “muito cara”premium

A Europa está a viver uma crise energética em pleno momento de transição para alternativas mais verdes. O jornalista Javier Blas avalia as respostas que estão a ser dadas e calcula as consequências.

O jornalista da BloombergJavier Blas, especializado em energia e commodities[recursos que incluem o gás, metais ou bens agrícolas], lançou este ano o livro “O Mundo à Venda. Dinheiro, Poder e as Corretoras que Negoceiam os Recursos da Terra”, escrito em parceria com o colega Jack Farchy. A este propósito esteve em Portugal, e contou ao ECO/Capital Verde como vê a atual crise energética na Europa. Para Blas, se a guerra se mantiver, os europeus terão de se habituar "a um longo período de preços altos", e um inverno rigorosopode mesmo significar apagões em economias tão desenvolvidas como a de França, algo "inédito". Neste cenário, uma opção como Portugal tomou, de e xcluir o regresso ao carvão, é vista pelo jornalista como “arriscada”, e frisa a necessidade de investir na diversificação

Assine para ler este artigo

Aceda às notícias premium do ECO. Torne-se assinante.
A partir de
5€
Veja todos os planos

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.