Certas entidades podem exigir estações 5G às operadoras, lembra Anacom. Saiba quais

  • Lusa
  • 26 Setembro 2022

Regulador lança campanha para recordar que certo tipo de entidades podem exigir à Meo, Nos e Vodafone a instalação de estações 5G, uma obrigação prevista no regulamento do leilão.

A Anacom lançou esta segunda-feira uma campanha informativa sobre a instalação de estações 5G a pedido de determinadas entidades, como hospitais, portos e aeroportos, universidades, entre outros.

Em comunicado, o regulador adianta que esta campanha informativa é dirigida às entidades que, no âmbito do regulamento do leilão do 5G, podem pedir a instalação de estações de base macro e outdoor small cells, que lhes permitam tirar partido de todas as potencialidades da tecnologia de nova geração. “A campanha visa informar sobre as vantagens e os prazos em podem pedir essa instalação”, adianta a Anacom.

O regulamento estabelece que “os operadores que adquiriram pelo menos 50 MHz na faixa dos 3,6 GHz, ou seja, a Meo [Altice Portugal], Nos e a Vodafone são obrigados a instalar estações de base macro ou outdoor small cells sempre que lhes seja solicitado” por um conjunto de entidades:

  • Hospitais e centros de saúde;
  • Universidades, outros estabelecimentos de ensino superior e outras entidades do sistema científico e tecnológico nacional;
  • Portos e aeroportos;
  • Instituições militares;
  • Entidades gestoras ou promotoras de parques empresariais, de parques industriais ou de áreas de localização empresarial.

“Esta campanha da Anacom visa, assim, informar e alertar as entidades abrangidas para a importância de endereçarem os seus pedidos aos operadores, dentro dos prazos estipulados”, refere o regulador.

Estas infraestruturas “garantem, nomeadamente, uma maior conectividade 5G e uma rede otimizada para as necessidades da organização, conseguindo melhores coberturas e assegurando a possibilidade de tirar maior partido dos avanços da última geração móvel, agora e no futuro” e “possibilitam, ainda, colmatar a falta de rede móvel ou o reforço da mesma, para além das vantagens que a própria rede 5G permite: enviar maior volume de dados com maior rapidez, uma comunicação máquina-a-máquina massiva e comunicações ultra-fiáveis, com latência muito baixa”, explica a Anacom.

No âmbito desta campanha, a Anacom “contactou diretamente as entidades envolvidas e publicou ainda um folheto, um vídeo e um podcast sobre o tema”, sendo que também é disponibilizado um serviço de atendimento (800 206 665) para esclarecer dúvidas sobre a matéria.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Certas entidades podem exigir estações 5G às operadoras, lembra Anacom. Saiba quais

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião