CTP diz que Governo se “esqueceu” do turismo e insta Costa a “usar” maioria absoluta

Presidente da Confederação do Turismo de Portugal (CTP) pede "apoios estruturais e não paliativos pontuais" para o setor.

O presidente da Confederação do Turismo de Portugal (CTP) diz que o Governo se “esqueceu” do turismo, daquele que é o “motor da economia”. Francisco Calheiros pede “apoios estruturais e não paliativos pontuais” para o turismo e menos linhas de crédito que endividam as empresas do setor.

“Atualmente, o Governo poderia e deveria ir muito mais longe” nas medidas pensadas para ajudar o setor turístico, disse o presidente da CTP esta terça-feira, na VI Cimeira do Turismo Português. “Boa parte das medidas ainda não se concretizaram e não chegaram efetivamente à economia ou são insuficientes”, acrescentou, notando que estes são “tempos desafiantes”.

Francisco Calheiros notou que, apesar de o setor ter “recuperado bem mais cedo do que o previsto”, os resultados alcançados este ano “não serão suficientes para recuperar totalmente as empresas”. Assim, “sem o apoio muito claro do Governo para enfrentar esta tempestade perfeita, será tudo muito mais difícil, para prejuízo de Portugal e dos portugueses”, disse.

As empresas do setor pedem, assim, “apoios estruturais e não paliativos pontuais”, querem “medidas de âmbito fiscal e menos concessão de crédito”, que “endividam mais” as entidades. “Mais do que apoios, queremos as condições necessárias para que a atividade seja cada vez mais forte”, afirmou Francisco Calheiros, no discurso de abertura da cimeira, que acontece no Dia Mundial do Turismo.

O presidente da CTP deixou ainda uma mensagem a António Costa, presente neste encontro, afirmando: “Dá a ideia de que o Governo se esqueceu do turismo, do motor da economia”. “As medidas anunciadas… tudo parece ter-se desvanecido”, acrescentou o responsável, apelando a que seja tomada uma decisão rápida sobre o novo aeroporto — “é urgente decidir já, não podemos perder mais tempo”.

“Congratulamo-nos por uma maioria absoluta. A CTP pede que, tendo esta maioria absoluta, use-a“, disse Calheiros, dirigindo-se ao primeiro-ministro.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

CTP diz que Governo se “esqueceu” do turismo e insta Costa a “usar” maioria absoluta

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião