Exclusivo Lisboa entre as três cidades onde os turistas mais utilizaram Uber no verão

Londres, Paris e Lisboa. É este o pódio da Uber no que toca às cidades onde se registaram a maior utilização da 'app' durante o verão por turistas.

Lisboa está entre as principais três cidades da Europa, Médio Oriente e África onde a Uber registou mais viagens de estrangeiros a partir da aplicação.

Segundo relatório a que o ECO/Capital Verde teve acesso, registou-se um aumento de 165% na procura por viagens na capital portuguesa através dos serviços de Transporte Individual e Remunerado de Passageiros em Veículos Descaracterizados (TVDE) da Uber, quando comparado com o verão do ano anterior. Assim, Lisboa manteve-se em terceira posição, atrás de Londres e Paris, e à frente de Amesterdão e Dubai, respetivamente, no que diz respeito ao número de viagens realizadas.

Esta cidade portuguesa não é a única a constar no ranking de países onde são mais pronunciados os pedidos de viagens de estrangeiros através da Uber. Também o Algarve e o Porto registaram aumentos, 104% e 158%, respetivamente, face a 2021. A região do Algarve subiu duas posições relativamente a 2021, ocupando agora o 8º lugar, e o Porto passou de 18º na lista para o 12º lugar em relação ao período homólogo. Os dados divulgados esta quarta-feira surgem no âmbito da Semana da Mobilidade que decorre até ao dia 22, quinta-feira.

Paralelamente, a Uber identificou outras cidades portuguesas — Viana do Castelo (+345%), Viseu (+295%) e Santarém (+199%)que revelaram um aumento considerável no número de viagens feitas por turistas no verão deste ano, face ao anterior.

“Os dados da Uber apontam para um aumento de turistas que procuram vários tipos de destinos. É com muita satisfação que vemos várias cidades portuguesas no topo das preferências dos utilizadores estrangeiros da Uber”, considera Francisco Vilaça, diretor-geral da Uber em Portugal.

O aumento da procura por serviços da Uber no verão vai em linha com o crescimento assistido no setor do turismo. Os últimos dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) revelavam que o mês de julho de 2022 teve mais turistas e dormidas do que no mesmo mês de 2019, traduzindo-se num aumento de 6,3% e 4,8%, respetivamente, face a igual período de 2019.

Museu Arqueológico do Carmo e Livaria Lello entre os principais destinos

No total, Portugal recebeu viagens Uber de turistas oriundos de 86 países.

Entre os destinos escolhidos com mais frequência na app da Uber, estão o Museu Arqueológico do Carmo e a Livraria Bertrand, em Lisboa, a Livraria Lello, no Porto, a Capela dos Ossos, em Évora e o Bacalhôa Buddha Eden, em Óbidos.

Lá fora, a Torre Eiffel e o Palácio de Buckingham continuaram a ser destinos populares entre os turistas, mas foi o Museu dos ABBA, em Estocolmo, que foi considerada a atração mais concorrida na EMEA, seguido de perto pelas Catacumbas dos Capuchinhos de Palermo, em Itália, e pelo Castelo do Drácula, na Roménia.

Top 15 dos destinos com maior número de viagens de estrangeiros Uber na Europa, Médio Oriente e África:

  1. Londres
  2. Paris
  3. Lisboa
  4. Madrid
  5. Amsterdão
  6. Dubai
  7. Berlim
  8. Algarve
  9. Istambul
  10. Cairo
  11. Atenas
  12. Porto
  13. Málaga
  14. Nice
  15. Roma

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Lisboa entre as três cidades onde os turistas mais utilizaram Uber no verão

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião