Novo aeroporto “tem de estar na proximidade de Lisboa”, diz Moedas

Autarca lisboeta diz que "é urgente" uma decisão sobre o novo aeroporto e que este deve estar "próximo" da cidade de Lisboa.

O presidente da Câmara de Lisboa defende que o novo aeroporto deve estar “próximo” da cidade. Mas alerta que, mais do que a sua localização, é importante que haja uma decisão o mais rapidamente possível.

Carlos Moedas espera que, este ano, apesar da guerra na Ucrânia, Lisboa alcance 85% da taxa de ocupação de 2019, e que, em 2023, se ultrapassem mesmo os números pré-pandemia. Mas, para isso, “é urgente um novo aeroporto”, insistiu o autarca.

“Todas as discussões sobre o turismo não existem sem um novo aeroporto”, continuou o presidente da Câmara, repetindo a ideia de que, sem essa infraestrutura, “não temos futuro”. Nesse sentido, deixou ao Governo dois “pedidos”.

Por um lado, “os lisboetas querem rapidez”. “Precisamos de uma decisão em 2023. Façam-se os estudos necessários, mas não podemos esperar mais tempo”, disse Carlos Moedas.

Mas, por outro, a localização também é importante, frisou. “O aeroporto de Lisboa é o aeroporto internacional de Lisboa e tem de estar em proximidade de Lisboa, para estar próximo dos lisboetas e dos empresários. Não estou a medir quilómetros, mas sim proximidade, e isso é extremamente importante”, afirmou o autarca.

Recorde-se que, na semana passada, o Governo e o PSD estiveram reunidos para discutir a localização do novo aeroporto da capital, acabando por ficar em cima da mesa Santarém. Ainda não há uma decisão tomada, mas Carlos Moedas já tinha deixado claro que queria participar destas discussões.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Novo aeroporto “tem de estar na proximidade de Lisboa”, diz Moedas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião