Inflação estimada em Espanha desacelera para 9% em setembro

  • Joana Abrantes Gomes
  • 29 Setembro 2022

Descida dos preços da eletricidade e dos combustíveis terão sido a principal razão para a queda de 1,5 pontos percentuais da taxa de inflação espanhola face a agosto.

A inflação em Espanha parece estar finalmente a dar tréguas. De acordo com uma estimativa avançada esta quinta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) espanhol, os preços aumentaram 9% em setembro em relação ao mesmo mês de 2021, mas caíram 1,5 pontos percentuais face a agosto, quando a taxa de inflação se situou nos 10,5%.

A queda do Índice de Preços do Consumidor (IPC) na variação em cadeia é tão grande como a registada em abril, embora a partir daí os preços tenham subido novamente.

Evolução anual do IPC em Espanha

Fonte: INE espanhol

Por se tratar de uma primeira estimativa, o INE espanhol não detalha as componentes que levaram à moderação dos preços. Contudo, a confirmar-se este valor, a principal causa é a “descida dos preços da eletricidade”, que haviam subido em setembro do ano passado, bem como “a descida dos preços dos combustíveis”.

Quanto à inflação subjacente, ou seja, sem contar com os preços dos alimentos não elaborados e da energia, a variação dos preços em setembro foi 6,2%, duas décimas abaixo do valor registado em agosto. É a primeira vez em 14 meses que este indicador caiu.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Inflação estimada em Espanha desacelera para 9% em setembro

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião