Golfe e negócios ‘jogam’ em Amarante

Amantes do golfe de Amarante criam uma empresa fora da caixa com a modalidade corporativa associada a experiências e turismo gastronómico e vínico. Querem colocar o interior no mapa nacional.

Torneios de golfe corporativos que reúnem gastronomia, provas vinícolas, um roteiro turístico personalizado, além de reuniões de negócios com empresários que podem ou não ser golfistas. O conceito é da empresa Charme Eleven – Golf Experience que nasceu, este ano, em Amarante, e espera criar impacto económico na região, no Douro vinhateiro e no resto do país.

A ideia surgiu entre tacadas de golfe de dois amantes desta prática de desportiva, Arsénio Duarte e o amigo António Sampaio, ambos com carreira militar no currículo. Da ideia à passagem para o papel das linhas orientadoras foi um ápice. “Começámos com um capital social de apenas 750 euros”, conta Arsénio Duarte, licenciado em psicologia organizacional, que depois de nove anos no exército e uma vida profissional na área da mediação de seguros avançou com esta empresa com António Sampaio, ex-coronel piloto aviador da Força Aérea.

Agora, os dois empresários estão aí para mostrar o que valem com o primeiro evento, no campo de golfe de Amarante – a terra mãe da empresa – com um orçamento na ordem dos 16 mil euros suportado pelos patrocinadores que vão desde a área da relojoaria, passando pelos produtores de vinhos, restauração até uma concessionária de automóveis que expôs um Mercedes para teste drive.

As inscrições dos golfistas esgotaram logo na primeira semana e o valor de inscrição ultrapassa os 100 euros por equipa de dois elementos. Ao todo, são 72 jogadores distribuídos por 36 equipas, conta Arsénio Duarte. “O nosso ADN vai ser o golfe, a boa restauração, o bom vinho e roteiro turístico personalizado. É uma empresa vocacionada para o golfe com ADN muito corporativo”, acrescenta com entusiasmo, enquanto dá uma tacada na bola no campo de golfe.

“Pretendemos proporcionar aos apaixonados, adeptos e curiosos do golfe um conjunto de experiências, em combinação com alojamento distinto, onde a gastronomia, o vinho e a cultura ocuparão um natural lugar de destaque”, frisa Arsénio Duarte, rodeado de uma paisagem de cortar a respiração.

O nosso ADN vai ser o golfe, a boa restauração, o bom vinho e roteiro turístico personalizado. É uma empresa vocacionada para o golfe com ADN muito corporativo.

Arsénio Duarte

Sócio da empresa Charme Eleven

A fórmula da empresa parece estar no bom porto, acreditam os dois sócios, e, a julgar pelo resultados iniciais, é para manter e de tal forma que o evento deste ano é para repetir anualmente no primeiro sábado de outubro de cada ano.

“Desafiei várias empresas a participarem no projeto para mostrarem os seus produtos, como acontece este sábado, no primeiro evento da Charme Eleven, com uma conceituada relojoaria a oferecer um relógio de 15 mil euros ao vencedor de uma das vertentes de golfe ou outra têxtil que criou propositadamente um polo personalizado para golfistas para o evento”, conta.

Os empresários calculam atingir receitas de 20 mil euros este ano, entre 35 e 50 mil em 2023, e um crescimento que pode atingir os 100 mil euros de faturação em 2024.

Entretanto, há já algum tempo que os eventos de networking têm dado que falar, e Arsénio Duarte conseguiu reunir investidores para a construção de várias moradias junto ao campo de golfe. Muitas das oportunidades de negócios têm surgido assim, durante a realização destes encontros, partindo do mote golfe, sejam ou não empresários que praticam a modalidade. Muitos deles até ficam depois com o bichinho e querem experienciar.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Golfe e negócios ‘jogam’ em Amarante

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião