Preço do cabaz de bens essenciais aumentou mais de 21 euros desde março

  • Joana Abrantes Gomes
  • 3 Outubro 2022

A pescada fresca (67%) e os brócolos (47%) sofreram o maior aumento de preço entre 1 de março e 31 de agosto, enquanto a courgette registou a maior descida de custo (-23%).

Entre 1 de março e 31 de agosto, o preço do cabaz de bens alimentares essenciais aumentou mais de 21 euros, indica uma análise da organização de defesa do consumidor Deco Proteste divulgada esta segunda-feira. Dos 63 produtos que compõem um cabaz essencial, 55 subiram de preço, com destaque para a pescada fresca e os brócolos.

O cabaz essencial custava 185,17 euros a 1 de março deste ano, tendo aumentado para 206,39 euros no último dia de agosto — ou seja, os consumidores passaram a pagar mais 21,22 euros pelos mesmos alimentos no espaço de seis meses.

De acordo com a Deco, os maiores aumentos verificam-se na pescada fresca e nos brócolos, cuja escalada dos preços foi de 67% e 47%, respetivamente. Mas outros bens alimentares tiveram subidas de dois dígitos: a couve-coração e o óleo alimentar dispararam 36%, a batata vermelha está 33% mais cara e um frango inteiro encareceu 30%.

Já um bife de peru custa agora mais 25% do que no início de março, os cereais de mel aumentaram 23%, enquanto as costeletas e as bifanas de porco tiveram uma subida de preços de, respetivamente, 20% e 18%.

Em contrapartida, apenas oito dos 63 produtos que compõem um cabaz essencial mantiveram ou desceram de preço até 31 de agosto, como é o caso do sal grosso, cujo preço se manteve estável, bem como dos cereais de fibra.

A courgette é o bem alimentar que teve a maior descida de preço (-23%) no período de seis meses: de 2,21 euros, custa agora 1,71 euros por quilograma. Destacam-se ainda o custo das ervilhas congeladas, que baixou 7%, o da perca (-4%), o do iogurte líquido (-2%) e o do pão de forma (-1%).

Citada em comunicado da organização, a porta-voz Ana Guerreiro sublinha que “este é um momento de difícil gestão para o orçamento familiar dos portugueses”, prevendo-se “um agravamento da situação nos tempos próximos”.

O cabaz essencial analisado pela Deco é composto por 63 alimentos, incluindo produtos de mercearia, laticínios, carne, peixe, fruta, legumes e congelados. A análise é feita todas as quartas-feiras, com base nos preços recolhidos no dia anterior, sendo que o custo do cabaz é obtido através do cálculo do preço médio por produto em todos os supermercados online, presentes no simulador da organização.

É de notar que, para fazer face à escalada de preços, o Governo avançou com um apoio de 60 euros ao cabaz alimentar para as famílias mais carenciadas. Até julho, esta medida representou um total de cerca de 128 milhões de euros. E depois a opção do Executivo foi dar um cheque de 125 euros a todos os que têm rendimentos mensais inferiores a 2.700 euros.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Preço do cabaz de bens essenciais aumentou mais de 21 euros desde março

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião