Goldman Sachs antecipa subida de 22% do petróleo até março de 2023

O corte de dois milhões de barris de petróleo por dia anunciados pela OPEP+ estão na base na revisão em alta do preço do Brent para este e para o próximo ano.

Este ano, a cotação do barril de Brent contabiliza uma valorização de 38%, quando medido em euros. E dificilmente deverá ficar por aqui. De acordo com uma nota de research enviada esta quinta-feira aos seus clientes, o banco de investimento Goldman Sachs reviu em 10 dólares a cotação do barril de Brent para o último trimestre deste ano e para o primeiro trimestre de 2023.

Segundo o documento, os analistas do Goldman colocam agora o Brent a cotar nos 110 dólares no final deste ano e nos 115 dólares no primeiro trimestre do próximo ano. A confirmar-se as previsões do banco de norte-americano, e atendendo que atualmente o barril de Brent está a cotar nos 94,3 dólares, deveremos assistir a uma subida do Brent de 17% este ano e de 22% até março de 2023.

Apesar da revisão em alta, os valores previstos pelos analistas do Goldman estão abaixo dos máximos alcançados este ano em março, quando o Brent chegou a ser negociado acima dos 130 dólares.

Na base da nova previsão dos analistas do banco norte-americano está a decisão da OPEP+ (países produtores de petróleo e seus aliados) em cortar em dois milhões de barris por dia a produção de petróleo até ao final deste ano. Trata-se no maior corte de produção desde a pandemia de Covid-19.

Mas o Goldman vai ainda mais longe. Caso o corte da produção por parte dos países da OPEP+ se prolongue para lá de dezembro, o preço do barril pode registar um incremento imediato de mais 25 dólares às últimas previsões – 140 dólares no primeiro trimestre do próximo ano e 135 dólares como preço médio para 2023.

Os amortecedores do mercado petrolífero (stocks de armazenamento e utilização de toda a capacidade potencial) permanece a um nível crítico”, alertam os analistas do banco de investimento, sublinhando que “os elevados preços continuam a ser a solução mais viável de longo prazo para aumentar os stocks no curto prazo e incrementar a capacidade de oferta de petróleo a médio prazo.”

Cotação do Brent em USD com previsões do Goldman Sachs
Fonte: Reuters. Cotação do Brent em USD com previsões do Goldman Sachs a partir de outubro de 2022.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Goldman Sachs antecipa subida de 22% do petróleo até março de 2023

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião