Reino Unido não irá recomendar corte no consumo de energia

  • Capital Verde
  • 7 Outubro 2022

Depois do alerta de risco de apagão, ministro do Clima garantiu que o Governo não irá recomendar às famílias e empresas que reduzam o consumo de energia no inverno.

O ministro do Clima do Reino Unido rejeitou o alerta proferido pela energética National Grid sobre um risco de apagão este inverno, e garantiu que a Grã-Bretanha não vai pedir que a população corte no consumo de energia.

“Não nos compete dizer às pessoas como viver as suas vidas”, começou por referir Graham Stuart, esta sexta-feira, em declarações à estação Times Radio, frisando que qualquer campanha que seja colocada em curso pelo Governo de Liz Truss não irá incluir recomendações de corte no consumo de energia.

A garantia surge depois do alerta da multinacional britânica de eletricidade e gás National Grid, proferido esta semana, em que dizia que as empresas e famílias poderiam sentir um apagão de três horas este inverno face à crise energética. De acordo com a Reuters, o alerta foi baseado no cenário mais pessimista em que a Grã-Bretanha não tem capacidade de importar eletricidade da Europa nem gás de outros fornecedores. Stuart referiu à Sky News que “se tal cenário fosse real, então significaria que teríamos chegado a um ponto muito crítico [da crise energética]. Portanto, pedirmos às pessoas para reduzir o consumo de energia uma semana ou um dia antes dessa fase, não faria diferença nenhuma”, admitiu, frisando que “em qualquer cenário, vamos ficar bem”.

Desde de que Liz Truss tomou posse como primeira-ministra, no mês passado, a Grã-Bretanha tem vindo a adotar medidas perante a escalada da crise energética. No novo Esquema de Alívio das Contas de Energia, o Governo “garante um desconto nos preços grossistas do gás e eletricidade a todos os clientes não-domésticos”, incluindo todas as empresas, organizações sem fins lucrativos e do setor público, como as escolas e hospitais.

O plano vai entrar em funcionamento em outubro e aplicar-se durante seis meses, para proteger as empresas sobretudo durante o inverno.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Reino Unido não irá recomendar corte no consumo de energia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião