“Portugal devia ter um grupo de reatores nucleares com Espanha”, diz Bruno Gonçalvespremium

Presidente do Instituto de Plasmas e Fusão Nuclear desdramatiza risco de acidente na central ucraniana de Zaporijjia e atesta que "o nuclear está entre as formas de energia que menos mortes causou".

O investigador e presidente do Instituto de Plasmas e Fusão Nuclear (IPFN), Bruno Gonçalves, defende que onuclear pode ter um papel importante na Europa num contexto de crise energética e descarbonização. Embora assuma que é necessário avaliar em detalhe se uma central tradicional de energia nuclear faz sentido para Portugal, aponta que uma solução conjunta com Espanhaseria viável.Quanto ao risco de desastre nuclear, o professor indica que é improvável, mesmo no cenário de guerra que se verifica agora entre a Rússia e a Ucrânia. Que papel é que o nuclear pode ter na transição energética, tendo em conta a demora que seria expectável na construção de uma central? A central da Finlândia entrou em funcionamento em maio. Efetivamente, demorou mais tempo e foi mais cara do que o previsto,

Assine para ler este artigo

Aceda às notícias premium do ECO. Torne-se assinante.
A partir de
5€
Veja todos os planos

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.