Direto “Não voltaremos a ter situações em que a aumentos de salários brutos correspondam diminuições de salários líquidos”, diz Medina

  • ECO
  • 10 Outubro 2022

Ministro das Finanças está a apresentar proposta de Orçamento do Estado para 2023, numa altura em Portugal enfrenta a inflação mais alta dos últimos 30 anos.

O ministro das Finanças, Fernando Medina, já entregou no Parlamento a proposta de Orçamento do Estado para 2023 (OE2023). É o segundo documento sob responsabilidade de Fernando Medina, mas o foco deste ano estará, sobretudo, nas medidas para lidar a maior taxa de inflação dos últimos 30 anos.

Desenhado sob o signo da incerteza provocada pela guerra na Ucrânia, inflação elevada e um novo ciclo de taxas de juro, o documento traz uma atualização significativa dos escalões de IRS e outras novidades para as famílias. São também conhecidas a atualização das pensões e a dimensão esperada para o aumento dos funcionários públicos.

Para as empresas, vem aí uma redução do IRC para quem suba salários, reforce a capitalização ou aposte na investigação e desenvolvimento, embora falte ainda o detalhe das medidas. Haverá também taxas reduzidas para mais PME.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

“Não voltaremos a ter situações em que a aumentos de salários brutos correspondam diminuições de salários líquidos”, diz Medina

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião