Iberdrola, EDP Comercial e SU Eletricidade são as empresas de energia com mais reclamações

Com base em vários critérios, Iberdrola, EDP Comercial e SU Eletricidade acumularam junto da Deco Proteste o maior número de reclamações. Goldenergy e Meo Energia destacam-se pela positiva.

A Iberdrola, EDP Comercial e SU Eletricidade estão entre as empresas que registaram mais queixas no setor energético, enquanto a Goldenergy e a Meo Energia destacam-se pela positiva por serem as únicas entidades a registar níveis de satisfação junto dos clientes acima da média, em todos os critérios.

As conclusões surgem num inquérito anual que a Deco Proteste realiza aos subscritores e que tem como objetivo avaliar a satisfação com os fornecedores de energia, em vários fatores. Segundo os dados apurados, e divulgados esta quarta-feira, um quinto dos inquiridos tiveram problemas com as operadoras neste setor nos últimos 12 meses, sendo que “a Iberdrola, EDP Comercial e SU Eletricidade destacam-se como as empresas com mais queixas no setor”. Por sua vez, “a Lusitaniagás e a Setgás” — comercializadoras da Galp no mercado regulado — “distinguiram-se pela positiva com menos problemas do que a média”, revela a Deco Proteste.

Entre os subscritores com fornecedores diferentes para cada energia, a entidade de defesa ao consumidor verificou que a Goldenergy e a MEO Energia “foram as únicas empresas com satisfação acima da média em todos os critérios”. Nas restantes, foi sobretudo a informação fornecida e o serviço de apoio ao cliente a receberem “uma apreciação mais baixa, embora, para empresas como a EDP Gás, a Setgás, a Lisboagás e a Iberdrola, o site ou a app também não tenham sido muito do agrado dos clientes”, indicam os resultados.

Olhando para os resultados, a entidade revela que mais de metade dos inquiridos (56%) usam eletricidade e gás natural em casa, sendo que 36% juntaram as duas energias num mesmo contrato e 16% têm fornecedores diferentes para cada uma. Neste âmbito, a Deco Proteste revela que a satisfação com os comercializadores que juntam eletricidade e gás natural na mesma fatura “foi um pouco superior, com a Iberdrola a ser a única empresa a deixar os clientes um pouco menos satisfeitos”. Os critérios com avaliação mais baixa neste fornecedor foram a informação fornecida, o apoio ao cliente e o site ou a app.

Apesar de um índice de satisfação maior ou menor, apenas 14% dos inquiridos mudaram de comercializadora nos últimos 12 meses. De acordo com a Deco Proteste, houve mais mudanças entre os fornecedores de eletricidade e da oferta dual do que entre os utilizadores de gás natural. Na maioria dos casos, a decisão foi tomada após terem contactado diretamente o novo fornecedor.

 

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Iberdrola, EDP Comercial e SU Eletricidade são as empresas de energia com mais reclamações

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião