+M

SIC e TVI chegam a acordo com a RTP para a transmissão do Mundial

  • + M
  • 13 Outubro 2022

As estações vão repartir a transmissão dos jogos do Mundial 2022, que terá lugar entre 20 de novembro e 18 de dezembro. A RTP fica com 22 jogos, incluindo a final.

A TVI vai transmitir o primeiro jogo de Portugal no Mundial 2022, no Qatar. Será no dia 24 de novembro e coloca frente a frente Portugal e o Gana. A SIC, por sua vez, terá o jogo decisivo de Portugal na fase de grupos, bem como o dos quartos de final. As duas estações privadas chegaram assim, como é hábito, a acordo com a RTP para a partilha dos jogos. Cada uma vai transmitir sete jogos em sinal aberto.

A TVI vai transmitir três jogos da fase de grupos, dois jogos dos oitavos de final, um dos quartos de final e uma das meias-finais. A SIC fica com quatro jogos da fase de grupos, dois dos oitavos de final e um dos quartos de final, com direito de preferência sobre o da equipa portuguesa.

O Mundial vai também ser transmitido na íntegra pela Sport TV, que anunciou em setembro ter adquirido a totalidade dos direitos de transmissão da competição, pelo que transmitirá os 64 jogos.

O valor dos acordos não foi revelado. Em junho Nicolau Santos, presidente da RTP, recordava em entrevista à Lusa que a compra do Mundial do Qatar tinha sido uma decisão tomada em 2011 pela administração liderada por Guilherme Costa. “Esse encargo é de 12 milhões de euros, foi contratado em 2011, mas é este ano que vai ter de ser contabilizado”, dizia.

A venda do Mundial estava ainda a ser negociada com as estações privadas, dependendo as receitas da RTP dos resultados obtidos. “Algo que vai pesar aqui claramente é a nossa negociação com os canais privados, com as estações privadas que obviamente não quererão estar a dois meses no final do ano sem nenhum espetáculo desportivo e, portanto, vão seguramente negociar com a RTP para comprar parte deste pacote de 12 milhões que nós comprámos em 2011”, pelo que “valor final das contas da RTP em 2022” também decorrerá disso, acrescentava.

Entretanto, já perto do final da tarde, a RTP anunciou que “chegou a um princípio de acordo com a SIC e com a TVI para o sublicenciamento de um pacote de alguns jogos do Mundial de Futebol 2022, o qual será agora submetido à aprovação da FIFA, a quem cabe a última palavra nesta matéria”.

A estação recorda também que cedeu à Sport TV os direitos de transmissão exclusiva no cabo de 28 jogos, sendo “o operador português em sinal aberto com a transmissão do maior número de jogos do Mundial de Futebol 2022, numa extensa cobertura que tem em conta o interesse público do evento”. A RTP fica com 22 jogos, incluindo a final. No total, dependendo da progressão da equipa nacional, pode transmitir três jogos da seleção.

 

(notícia atualizada às 17h13 com declarações da RTP)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

SIC e TVI chegam a acordo com a RTP para a transmissão do Mundial

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião