CUF chega a “acordo de princípio” para aquisição do Hospital Internacional dos Açores

  • Lusa
  • 18 Outubro 2022

A CUF chega aos Açores com a compra do único hospital privado no arquipélago. A unidade está localizada na Lagoa, São Miguel. Valor do negócio não foi revelado.

A CUF e os acionistas do Hospital Internacional dos Açores chegaram a “acordo de princípio” para a aquisição do único hospital privado no arquipélago, localizado na Lagoa, ilha de São Miguel, foi anunciado esta terça-feira.

De acordo com uma nota enviada à Lusa, foi estabelecido “um acordo de princípio para a aquisição daquela unidade hospitalar, localizada no município da Lagoa, em São Miguel”, destacando-se que o HIA, inaugurado em março de 2021, “é já uma unidade de saúde de referência, dispondo de uma oferta alargada de serviços, designadamente, atendimento urgente, bloco operatório, internamento, cuidados intensivos, exames especiais, entre outros”.

Para a CUF, a chegada aos Açores da sua rede de hospitais e clínicas “será um motivo de grande satisfação, permitindo colocar ao serviço deste arquipélago a sua experiência de mais de 77 anos na prestação de cuidados de saúde e, desta forma, contribuir para reforçar a oferta de cuidados diferenciados e de qualidade na região”.

“A CUF destaca, igualmente, a qualidade do trabalho desenvolvido pela atual equipa do HIA, liderada por Luís Miguel Farinha, com a qual espera continuar a contar no futuro”, lê-se na nota de imprensa. Os acionistas do HIA referem, por seu turno, que “a entrada da CUF na totalidade do capital do HIA, SA é igualmente um motivo de grande satisfação”, estando convictos de que se “trata de uma mais-valia para o projeto”.

“Esta nova fase reforça e alarga ainda mais a capacidade que o HIA tem demonstrado em contribuir para o aumento da capacidade instalada e da diferenciação clínica na Região Autónoma dos Açores”, de acordo com os seus acionistas.

Segundo os acionistas do HIA, a “estratégia inicial do hospital, que conta já com uma existência de dois anos no mercado, aliada a uma capacidade instalada diferenciada e uma oferta global de excelência a experiência e dimensão da CUF no mercado nacional, garantirão, desde logo, uma linha de continuidade numa cultura assente na qualidade e na segurança, através da adoção das melhores práticas ao nível dos protocolos clínicos, do investimento no capital humano e na melhoria contínua do seu desempenho global”.

A CFU e os acionistas do HIA salvaguardam que a concretização desta operação “está ainda dependente das diligências prévias previstas no acordo, bem como, igualmente, da sua notificação prévia e não oposição por parte da Autoridade da Concorrência”. Desconhece-se, para já, o montante financeiro envolvido nesta operação de aquisição do HIA.

O primeiro hospital privado dos Açores foi inaugurado a 8 de março de 2021, num investimento de 40 milhões de euros que visava evitar a deslocação ao continente de doentes do Serviço Regional de Saúde. Na altura, na cerimónia de inauguração, o presidente do conselho de administração do HIA, Luís Farinha, referiu que a nova unidade apresentava mais de 40 especialidades, algumas das quais não existentes nos Açores, e pretendia oferecer aos seus clientes “cuidados de saúde de excelência”, estando dotado de 50 consultórios, 96 camas e cinco blocos operatórios.

Neste momento, existem nos Açores apenas três hospitais, todos afetos ao Serviço Regional de Saúde, um dos quais em Ponta Delgada, na ilha de São Miguel, outro em Angra do Heroísmo, na ilha Terceira, e outro na Horta, na ilha do Faial.

Luís Farinha recordou que, pelas especialidades que possui, algumas das quais não existem nos Açores, seria possível evitar a deslocação ao continente por parte de utentes do Serviço Regional de Saúde e combater as listas de espera do sistema público. É o caso, entre outras especialidades, da cirurgia cardíaca, oftalmologia (vitrectomia), urologia e cirurgia estética.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

CUF chega a “acordo de princípio” para aquisição do Hospital Internacional dos Açores

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião