“Cheque” de 125 euros começa a chegar hoje. Leitores do ECO dizem que vão poupar

  • Tiago Lopes
  • 20 Outubro 2022

O apoio no valor de 125 euros começou a ser pago esta quinta-feira. O ECO procurou saber nas redes sociais o que é que os leitores pensam fazer com o dinheiro.

O apoio de 125 euros anunciado pelo Governo para ajudar os cidadãos no aumento dos preços começa a ser pago esta quinta-feira aos portugueses elegíveis. O anúncio foi feito pelo ministro das Finanças na terça-feira: “Os primeiros 500 mil beneficiários vão receber já os 125 euros nesta quinta-feira”, disse Fernando Medina, detalhando que o ritmo diário será de 500 mil pagamentos por dia.

O ECO recorreu às redes sociais para perceber o que é os leitores vão fazer com este dinheiro. Para tal, foram lançadas duas questões, uma no Twitter e outra no LinkedIn, com as seguintes possibilidades de resposta: gastar no supermercado, poupar, gastar em lazer e uma última opção para quem ainda não sabe o que vai fazer com este apoio.

No LinkedIn do ECO responderam mais de mil utilizadores, sendo que a maioria (45%) respondeu que vai poupar este dinheiro. 22% disseram que vão gastar no supermercado, enquanto 21% ainda não sabem o que fazer com este valor. Por último, 12% responderam que vão aplicar os 125 euros em atividades de lazer.

Resultados no LinkedIn

No Twitter foram mais de 200 pessoas a responder a esta sondagem, e, tal como na sondagem no LinkedIn, também aqui a opção de poupar este valor foi a que mais votos recolheu, totalizando 29,1% das respostas. 27,3% dizem que ainda não sabem o que vão fazer com este dinheiro, enquanto 25,5% responderam que vão gastar no supermercado. Por fim, 18,2% admitem gastar esta verba em lazer.

Resultados no Twitter

votos twiter A questão foi colocada nas redes sociais para se ter uma ideia geral do que poderão ser as opções dos leitores, pelo que a amostra não é representativa da população portuguesa e as conclusões são limitadas.

Para além do apoio de 125 euros pago a adultos não pensionistas com rendimentos mensais inferiores a 2.700 euros, o Governo também preparou um apoio de 50 euros pago às famílias por cada dependente até aos 24 anos, que processado juntamente com os 125 euros.

Assim, referiu Fernando Medina, uma família em que ambos os elementos do casal reúnem condições para receber os 125 euros, e que tenha dois filhos, “irá receber já a partir desta quinta-feira 350 euros na sua conta”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

“Cheque” de 125 euros começa a chegar hoje. Leitores do ECO dizem que vão poupar

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião