Reservas estratégicas de gás natural poderão custar 80 milhões de euros ao Estado

  • Capital Verde
  • 21 Outubro 2022

As duas novas cavernas a serem construídas no complexo do Carriço deverão ficar concluídas em 2025 e resultar de um investimento de 80 milhões de euros, revela o Expresso.

A construção de duas novas cavernas no complexo do Carriço para o armazenado de gás só deverá ficar concluída em 2025, sendo resultado de um investimento de 80 milhões de euros, revelou ao Expresso fonte do Ministério do Ambiente e da Ação Climática, esta sexta-feira.

A criação de reservas estratégias de armazenamento de gás, cuja gestão ficará a cargo da Entidade Nacional para o Setor Energético (ENSE), surge na sequência da publicação de uma resolução do Conselho de Ministros, onde é dado conta que as duas novas cavidades serão acionadas “em caso de perturbação da segurança do abastecimento” em Portugal. Atualmente, a capacidade subterrânea do complexo do Carriço já atingiu o limite e estes dois espaços deverão ter capacidade de armazenamento de, pelo menos, 1,2 terawatt-hora.

De acordo com o Governo, “estas cavidades servirão para armazenamento das reservas de segurança e, eventualmente, estratégicas de gás natural e deverão estar concluídas num prazo de dois a três anos”.

A informação surge depois de a Nigeria LNG, o maior fornecedor de gás da Galp, ter, na segunda-feira, revelado problemas nos seus fornecimentos internacionais devido às cheias na Nigéria. A petrolífera, ainda liderada por Andy Brown, deu conta da situação através de um comunicado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) onde dava conta que a Nigeria LNG invocou motivos de “força maior” e alertou para uma “redução substancial” dos fornecimentos. Da parte do Governo, foi dada a garantia de que não havia “escassez no mercado”.

 

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Reservas estratégicas de gás natural poderão custar 80 milhões de euros ao Estado

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião