Radiografia da dívida: Portugal deve quanto e a quem

  • Marta Santos Silva e Margarida Peixoto
  • 23 Março 2017

O país em raio-X: afinal quanto é que Portugal deve, a quem, e a que custo? E quando vai ter de pagar tudo isto? A história por detrás dos 241,1 mil milhões de euros que Portugal deve.

A dívida pública não é um número, são vários, e pode ser difícil ver através da opacidade do economês para perceber aquilo que interessa: quanto deve o Estado português, a quem deve, e quando tem de pagar? No dia em que se realiza o debate de urgência requerido pelo PCP sobre dívida pública, pusemos Portugal numa máquina de raio-X para ver aquilo que está para lá dos números. Aqui está o esqueleto.

Para começar, o total. Segundo o Boletim Estatístico de fevereiro do Banco de Portugal, a dívida total de Portugal em dezembro de 2016 fixava-se nos 241,1 mil milhões de euros. Esta é a dívida bruta, calculada de acordo com a ótica de Maastricht, que é a mais relevante para a Comissão Europeia e a que é seguida pelos investidores.

Considerada relativamente às estimativas do Governo para o PIB de 2016, já que o valor final só será conhecido esta sexta-feira, a dívida bruta representou no ano passado 130,1% do PIB, o que constitui um aumento em relação aos 129% registados um ano antes. Sempre que este rácio ultrapassa os 120% do PIB, justifica-se um sinal de alerta. Os 120% são uma espécie de patamar psicológico, para lá do qual as dúvidas sobre a sustentabilidade da dívida se adensam.

Evolução da dívida pública

Valores em milhares de milhões de euros. Fonte: Banco de Portugal.

Para além da dívida bruta, em Portugal tem-se dado também importância à dívida líquida de depósitos — isto é, quanto é que Portugal deve descontando os milhões que tem parados no banco (está quase tudo no Banco de Portugal para evitar o risco). Este rácio ganhou destaque durante o Governo de Pedro Passos Coelho, quando o então Executivo PSD/CDS-PP alargou a almofada de liquidez para sair do programa de resgate da troika com uma rede de segurança, mas sem ter de recorrer a nenhum programa cautelar das instituições europeias.

Ou seja, em vez de manter apenas uma pequena almofada acumulada em depósitos — que todos os Estados têm e serve para gerir a tesouraria pública — Portugal aumentou estrategicamente esse montante para evitar ser obrigado a ir ao mercado refinanciar dívida, caso as condições fiquem mais adversas. Quanto maior é esta almofada, mais tempo o país aguenta sem ter de pedir financiamento aos investidores.

Com mais ou menos oscilações na dimensão desta almofada de liquidez, a estratégia foi mantida pelo atual Executivo de António Costa. Mas tudo tem um custo: o país endividou-se para ir buscar aquele dinheiro e os juros que arrecada não chegam para cobrir esse custo. Está por isso a pagar para ter dinheiro reservado no banco.

Como mostram os dados do Banco de Portugal, em dezembro a almofada de liquidez era de 17,3 mil milhões de euros. A dívida líquida de depósitos fixou-se nos 223,8 mil milhões, o que representa uma diminuição dos 121,6% do PIB registados em dezembro de 2015 para 117,3% um ano depois.

A quem é que Portugal deve dinheiro?

Para uma análise mais fina, vale a pena consultar os dados da Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública (IGCP), que é quem gere a dívida da República e faz o papel de “banco das Administrações Públicas”. Os números não são apurados exatamente na mesma ótica do que os do Banco de Portugal, mas a diferença entre os dados não é significativa face à dimensão dos números.

Assim, segundo o Boletim Mensal de fevereiro, que apresenta já os dados referentes a janeiro de 2017, Portugal deve 67,8 mil milhões à troika: FMI e mecanismos europeus de financiamento dos Estados, o FEEF e o MEEF.

O país deve menos ao FMI (16,2 mil milhões contra 51,6 mil milhões de euros que são devidos à Europa) porque tem antecipado o reembolso à instituição liderada por Christine Lagarde. A fatia da dívida que está nas mãos da troika corresponde a menos de um terço da dívida total portuguesa calculada pelo IGCP: 28,4%.

Dados de janeiro de 2017, antes da cobertura cambial.
Fonte: IGCP

O IGCP também dá conta de quanto Portugal deve em diferentes tipos de dívida excluindo a emitida no âmbito do Programa de Ajustamento, com algumas particularidades interessantes. Por exemplo, a dívida não transacionável — que inclui os Certificados de Aforro e Certificados do Tesouro, muitos dos quais estão nas mãos de particulares — representa cerca de 32 mil milhões de euros. Aos mercados, Portugal deve 131,2 mil milhões de euros, a maior parte em Obrigações do Tesouro (OT). Mas parte deste montante foi comprado pelo próprio BCE, como forma de fazer descer o preço do financiamento.

Vejamos: quem são os investidores que compram a dívida portuguesa? Uma apresentação do IGCP deste ano permite ver como o perfil do investidor tem evoluído, referindo-se especificamente aos títulos a dez anos. Em 2010, dois anos depois do estalar da crise do subprime e antes da chegada da troika a Portugal, muitos eram gestores de bens, bancos e fundos de pensões e seguradoras, um perfil que mudara radicalmente em 2013. Em plena crise económico-financeira, os bancos, fundos de pensões e instituições oficiais deram lugar a hedge funds, fundos altamente especulativos.

Dados de 2016. Fonte: IGCPRaquel Sá Martins

Mais três anos volvidos, em 2016, porém, o perfil voltou a mudar radicalmente. A presença dos hedge funds diminuiu, já que o programa de compras do Banco Central Europeu fez com que estes fundos tivessem a vida dificultada: torna-se difícil ganhar com a especulação quando o BCE tem de comprar sempre grandes quantidades de títulos, reduzindo assim os juros. Essa baixa de juros também ajudou Portugal a conseguir atrair bancos novamente para o seu grupo de investidores, uma confiança renovada que trouxe de volta as seguradoras e fundos de pensões. O BCE, por sua vez, detinha quase 26 mil milhões de euros em Obrigações do Tesouro, no final de fevereiro deste ano.

Onde estão os investidores?

A apresentação do IGCP também permite constituir o perfil geográfico dos investidores nos títulos a dez anos. Em 2016, a maior parcela desses investidores — quase um quarto do total — tinha origem no Reino Unido. Seguiam-se-lhe a América do Norte e, em conjunto, Alemanha, Áustria e Suíça, para completar o pódio das regiões que detinham mais dívida portuguesa.

Dados de 2016. Fonte: IGCPRaquel Sá Martins

Logo a seguir ficam os investidores portugueses e os espanhóis. Com valores mais pequenos encontramos França, os países nórdicos, o resto da União Europeia e ainda uma pequena parcela de outros. A diferença é marcada em relação a 2010, quando os investidores franceses tinham a maior parcela de dívida portuguesa, e a 2013, quando a Ásia esteve na sua posição mais favorável.

Quando vai Portugal ter de pagar… e a que custo?

Em 2011, o Estado português financiou-se a juros de 5,7%, em média. Desde então, o custo de financiamento do país foi descendo até 2016, quando voltou a subir ligeiramente para os 2,5% exigidos pela dívida emitida nesse ano. Em 2016, os juros médios de toda a dívida direta portuguesa, tanto a emitida nesse ano como a anterior que ainda falta pagar, eram de 3,2%. Este ano, os juros têm ficado mais altos — Portugal já chegou a emitir Obrigações do Tesouro com juro superior ao patamar dos 4%.

Se olharmos para os juros dos empréstimos do Programa de Ajustamento, uma coisa se torna clara: os juros cobrados pelo FMI, que geram encargos com a dívida de 4,5%, bastante mais altos do que os das autoridades europeias, que não ultrapassam os 2,7%. E, por enquanto, continuam mais elevados do que a média do preço do financiamento que a República portuguesa tem conseguido no mercado.

Resultado? Portugal escolhe reembolsar antecipadamente o FMI, em vez de se limitar a pagar os empréstimos nos prazos devidos, para poupar dinheiro nos encargos — substitui dívida mais cara, por dívida mais barata. Uma situação com que a Comissão Europeia já manifestou desagrado, visto que os juros mais altos cobrados pelo FMI incentivam a que o pagamento dos empréstimos das autoridades europeias fique em segundo plano, o que deixa a maior parte do risco em Bruxelas.

Mas quando vai Portugal ter de pagar as dívidas que tem atualmente? O boletim de fevereiro do IGCP traz um calendário que permite avaliar esses prazos.

Valores em milhares de milhões de euros.
Fonte: IGCP
Raquel Sá Martins

No que toca às dívidas contraídas com os empréstimos do Programa de Ajustamento, enquanto o último pagamento ao FMI será, se tudo correr como planeado, em 2022, Portugal continuará a pagar os empréstimos europeus até 2042. A maior parte da dívida de médio e longo prazo que não está relacionada com este Programa de Ajustamento, porém, deverá ser paga antes de 2025, sendo mais raros os empréstimos com prazos mais longos do que esses.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Radiografia da dívida: Portugal deve quanto e a quem

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião