Rui Pinto assume ter hackeado emails de sócia da PLMJ, mas nega ser autor do blogue ‘Mercado do Benfica’

O hacker disse que o seu interesse na PLMJ era apenas relativo a Inês Pinto da Costa, sócia do escritório. Mas nega ter acedido a mails de João Medeiros, ex-PLMJ, atual VdA e advogado do Benfica.

Rui Pinto assumiu, no julgamento do processo Football Leaks, a responsabilidade pela obtenção da informação sobre o caso Luanda Leaks mas negou ser o autor do blogue ‘Mercado de Benfica’, onde foram expostos emails do, à data, sócio da PLMJ, João Medeiros, advogado do clube dos encarnados e atual sócio da Vieira de Almeida.

“O Luanda Leaks sou eu”, resumiu esta tarde o criador da plataforma eletrónica e principal arguido do processo Football Leaks, que explicou que o interesse por Angola já vinha de trás e materializou-se com o acesso ao sistema informático da sociedade de advogados PLMJ, nomeadamente, através da caixa de correio eletrónico da advogada Inês Pinto da Costa, que tinha a seu cargo as questões referentes à empresária angolana Isabel dos Santos. A advogada é sócia da PLMJ. Assumindo que expôs um conjunto de informações sobre sociedades pertencentes a Isabel dos Santos e que estas estariam associadas à sócia da PLMJ. “Nessa altura, já tinha um grande interesse nas questões relativas a Angola. Seguia as denúncias de Ana Gomes e do jornalista Rafael Marques”, recordou o arguido na sessão desta segunda-feira, no Campus de Justiça, em Lisboa.

Rui Pinto garantiu que “não tinha interesse” pessoal na caixa de correio eletrónica do advogado João Medeiros. O facto de João Medeiros ser um dos três advogados do Benfica e a exposição da sua caixa de correio eletrónica no blogue ‘Mercado de Benfica’ gerou várias perguntas do coletivo de juízes ao criador do Football Leaks, mas foi então que Rui Pinto fez questão de se distanciar desse blogue e de defender que a divulgação dos emails do advogado “foi uma canalhice”, apontando a responsabilidade dessa situação a outro elemento. Mas sem nunca referir a identidade dessa pessoa.

“O interesse na caixa de correio de João Medeiros não era meu”, referiu, acrescentando: “Eu não sou o autor do ‘Mercado de Benfica’ e tive várias discussões com o autor. A partir do momento que ele conseguiu essa informação, eu queria que ela fosse para o Football Leaks ou para o consórcio de jornalistas e ele, por estupidez ou teimosia, criou o ‘Mercado de Benfica’”.

Rui Pinto esclareceu que o autor desse blogue – onde foram expostos muitos documentos relativos ao Benfica – conseguiu “um mapa do tesouro” no final de 2016 junto de um colaborador externo do clube da Luz e que isso funcionou como um “guia sobre como aceder e ao que aceder em concreto” no Benfica. João Medeiros é advogado do Benfica, juntamente com o sócio da Morais Leitão, Rui Patrício e Paulo Saragoça da Matta, sócio da DLA Piper.

“O ‘Mercado de Benfica’ não era um projeto conjunto. Sempre disse que isso não tinha jeito, porque o Football Leaks não era isso. Tentei convencê-lo, mas ele não quis. Tivemos muitas discussões. Olhando para a divulgação da caixa de correio de João Medeiros, isso foi uma canalhice. Lamento profundamente que aquilo tenha acontecido, mas não vou pedir desculpa por uma coisa que eu não fiz”, assinalou.

Ainda a propósito do autor do ‘Mercado de Benfica’, que nunca nomeou na sala de audiência, Rui Pinto revelou que esse indivíduo foi a primeira pessoa a aceder também à PLMJ, uma vez que nessa altura Rui Pinto estava em Praga para um festival de música eletrónica.

“A ideia [para aceder à PLMJ] através de uma plataforma de download foi minha e acabou por resultar. Tivemos uma reunião onde eu falei da minha ideia, mas não fui eu que tratei do envio. […] Disse-lhes ‘eu vou a Praga, tratam disso ou esperam que volte?’. Eles trataram disso e o autor do ‘Mercado de Benfica’ tomou as rédeas dessa situação”, notou, além de descrever a divulgação online de caixas de correio eletrónicas na íntegra como algo “lamentável”.

O ataque informático ao maior escritório português, ocorrido em dezembro de 2018, resultou na divulgação ilícita de documentos confidenciais sobre vários processos judiciais, como o caso E-Toupeira, a Operação Marquês e o processo BES.

À data, os documentos e centenas de emails foram disponibilizados para download através do blogue Mercado de Benfica, que até aqui se tinha dedicado à divulgação de correspondência interna do clube da Luz.

Nessa informação divulgada estava conteúdo confidencial relativa a Manuel Pinho, António Mexia, Ricardo Salgado, Henrique Granadeiro, a holding estatal Parvalorem e ao antigo espião Jorge Silva Carvalho. Já que o alvo foi João Medeiros, que representa a Benfica SAD no processo E-Toupeira.

Rui Pinto responde por um total de 90 crimes: 68 de acesso indevido, 14 de violação de correspondência, seis de acesso ilegítimo, visando entidades como o Sporting, a Doyen, a sociedade de advogados PLMJ, a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) e a Procuradoria-Geral da República (PGR), e ainda por sabotagem informática à SAD do Sporting e por extorsão, na forma tentada. Este último crime diz respeito à Doyen e foi o que levou também à pronúncia do advogado Aníbal Pinto.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Rui Pinto assume ter hackeado emails de sócia da PLMJ, mas nega ser autor do blogue ‘Mercado do Benfica’

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião