Cursos APS formam em vários temas da atualidade do setor segurador

  • ECO Seguros
  • 26 Outubro 2022

A agenda de formação da Associação Portuguesa de Seguradores (APS) já foi anunciada. A organização preparou, para novembro, diversos cursos que aprofundam as reflexões atuais do setor segurador.

A Associação Portuguesa de Seguradores (APS) já anunciou os próximos cursos, sempre integrados no tema dos seguros, a serem lecionados de forma síncrona (com formador online) ou híbrida, durante o mês de novembro.

A APS preparou cursos que analisam várias temáticas da atualidade do setor segurador:

  • O Curso de Resseguro Avançado, em formato digital, ocorre durante as manhãs dos dias 2, 3, 4 e 7 de novembro, entre as 9h00 e as 13h00. A formação aborda as formas e tipos de resseguro e seus impactos na gestão do capital e do risco de um segurador. Serão abordados aspetos práticos na gestão do resseguro e as novas exigências decorrentes do regime Solvência II em relação ao sistema de governo das empresas de seguros na vertente da definição da política e estratégia de resseguro e respetiva monitorização. Inclui uma breve abordagem ao processo de análise inerente à otimização de estruturas de resseguro.
  • A formação em Seguros de Proteção Jurídica é oferecida nos dias 8 e 10 de novembro, entre as 17h30 e as 19h30. O objetivo é a apresentação da modalidade de Seguro de Proteção Jurídica nas várias vertentes.
  • O Ciclo de Formação Seguros de Acidentes de Trabalho decorre de 10 a 25 de novembro, sempre de manhã, das 9h00 às 13h00. Este inclui o estudo do regime jurídico dos acidentes de trabalho e respetivo seguro e o papel do Fundo de Acidentes de Trabalho (FAT), a gestão de sinistros e pensões e o provisionamento no seguro de acidentes de trabalho, apresentando as melhores práticas nesta matéria para a estimativa de despesas futuras com pensões e assistência vitalícia. O curso contempla o contencioso e jurisprudência.
  • A formação digital centrada nos Riscos ESG está marcada para a tarde do dia 10 de novembro, entre as 14h00 e as 18h00. O curso sobre os Riscos Environmental, Social and Governance inclui a apresentação do contexto atual, da regulamentação e framework existentes, de uma visão sobre gestão de risco climático, do modelo informacional e tendências.
  • A manhã do dia 15 de novembro, das 09h30 às 12h30, está reservada para a formação sobre Segurança e Governação das Tecnologias de Informação e Comunicação.
  • Na manhã do dia seguinte, 16 de novembro, no mesmo horário, decorre o curso sobre Subcontratação a Prestadores de Serviços TIC e de Computação em Nuvem.
  • Sobre o assunto Função Atuarial, irá decorrer um curso que se estende durante a tarde do dia 22 de novembro, das 14h00 às 18h00. O objetivo é entender detalhadamente as responsabilidades da função atuarial e como esta se relaciona com as responsabilidades de subscrição, reservas, resseguro e gestão de riscos.
  • A formação sobre Acidentes Pessoais, centrada na Subscrição e Regularização de Sinistros será híbrida — presencial e online — ocupa as manhãs dos dias 28 e 29 de novembro.

Mais informações sobre estas e outras formações da Academia Portuguesa de Seguros são acessíveis no site. A organização disponibiliza ainda informação sobre as suas ações de formação nas listas de divulgação de cursos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Cursos APS formam em vários temas da atualidade do setor segurador

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião