Anunciados os vencedores da 1ª edição do concurso da Generali dedicado à sustentabilidade

  • ECO Seguros
  • 26 Outubro 2022

O Concurso PME EnterPRIZE foi criado pela seguradora, e reconhece as PME europeias com práticas de negócio pioneiras a nível de sustentabilidade. Portugueses ALGAplus foram distinguidos.

O concurso internacional PME EnterPRIZE, criado pela seguradora Generali, reconhece as PME europeias com práticas de negócio pioneiras a nível de sustentabilidade ambiental e socialmente responsáveis.

A diretora para a sustentabilidade do Grupo Generali, Lúcia Silva, comentou: “As empresas
que hoje recebem o nosso prémio e que distinguimos como Heróis da Sustentabilidade são exemplos brilhantes, que provam que é possível ter negócios de sucesso e, simultaneamente, contribuir para o ambiente e para a comunidade. O seu sucesso económico contribui para o sucesso de todos e para a defesa do ambiente”.

De entre os três distinguidos, a ALGAPlus foi a escolhida pelo júri internacional como herói
português de sustentabilidade. A cerimónia internacional teve lugar em Bruxelas, onde
foram distinguidos nove heróis nacionais de sustentabilidade dos nove países que atualmente integram a iniciativa: Alemanha, Áustria, Croácia, Espanha, França, Hungria, Itália, Portugal e República Checa.

A empresa ALGAPlus, uma aquacultura de algas marinhas portuguesa, está entre as nove PME europeias premiadas. A empresa inovadora foi reconhecida pela sua abordagem ambientalmente responsável de cultivo de produtos com um elevado valor nutricional, que podem também ser usados como fertilizantes orgânicos.
O comité de seleção disse, sobre a iniciativa, que “o seu potencial para contribuir para um futuro mais sustentável é considerável”.

Os outros vencedores distinguidos foram a Mint, um site alemão que permite aos proprietários de carros elétricos ganhar dinheiro a negociar as suas poupanças de CO2; a oficina austríaca de reparação de eletrodomésticos RUSZ, que repara cerca de 12 mil aparelhos elétricos todos os anos, afirmando poupar cerca de 80 toneladas de emissões de CO2 e a Callidus Group Ltd, uma tech croata especialista em projetos de sustentabilidade, pioneira na forma de monitorizar a rede elétrica para a tornar mais eficiente.

Também foram premiados a empresa espanhola Nuevos Sistemas Tecnologicos, que desenvolveu o projeto NaviLens, que ajuda pessoas com deficiência visual a encontrar o seu caminho em ambientes desconhecidos, utilizando o seu dispositivo móvel para detetar e comunicar informações a partir de códigos QR dedicados; a francesa Cycle Terre, que fabrica materiais de construção a partir de solo escavado, que de outra forma seria considerado resíduo e a empresa húngara Manual Divat Kft, conhecida internacionalmente pela sua marca Karma Leather Gloves, reconhecida pelo seu notável plano de redução de resíduos, nomeadamente através da reutilização de cortes de couro e luvas antigas, e prolongando o ciclo de vida dos produtos.

Também foram vencedores a italiana AgrimadSrl, através da marca Madeo, autossuficiente em energia verde, tendo implementado iniciativas notáveis de apoio à comunidade local e a Sady sv. Prokopa (Pomares de St Prokopa), da República Checa, foca-se em práticas de agricultura ecológica e oferece emprego a pessoas da comunidade local com necessidades especiais.

 

 

 

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Anunciados os vencedores da 1ª edição do concurso da Generali dedicado à sustentabilidade

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião