5 coisas que vão marcar o dia

No dia em que a Covid-19 volta à atualidade, com uma reunião de peritos na sede do Infarmed, o debate sobre o OE2023 entra na reta final e a Autoeuropa tenta evitar uma greve.

Os ministros Fernando Medina e Ana Mendes Godinho vão ao Parlamento defender a proposta orçamental para 2023, no dia em que termina o prazo para os partidos apresentarem alterações ao diploma. INE vai confirmar inflação de outubro e a Autoeuropa prepara-se para a segunda greve da sua história.

Reunião de peritos no Infarmed

O Infarmed volta esta manhã a ser palco de uma reunião técnica dedicada à monitorização da pandemia de Covid-19, onde participam, entre outros, João Paulo Gomes (investigador do INSA), Henrique de Barros (Instituto de Saúde Pública do Porto) e Sónia Dias, diretora da Escola Nacional de Saúde Pública. A ministra da Presidência, Mariana Vieira da Silva, referiu que o objetivo deste encontro é “continuar a fazer o acompanhamento” e “o ponto de situação da doença”.

Medina e Godinho defendem OE no fim do prazo para alterações

No dia em que termina o prazo para os partidos apresentarem propostas de alteração ao Orçamento do Estado para 2023, que está em discussão na especialidade depois do primeiro voto favorável na Assembleia da República, prosseguem as audições parlamentares com a ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, a partir das 9h. Pelas 15h, os deputados vão inquirir o ministro das Finanças, Fernando Medina.

Reunião entre administração e trabalhadores da Autoeuropa

mandatada para uma greve de duas horas por turno na quinta e na sexta-feira da próxima semana, a Comissão de Trabalhadores da Autoeuropa ainda vai voltar à mesa das negociações com a administração da fábrica do grupo V. Administração e trabalhadores vão em sentidos diferentes na luta contra a inflação: a direção da fábrica, liderada por Thomas Hegel Gunther, quer pagar bónus únicos de 400 euros. Os operários defendem antecipação de aumentos de 5% com efeitos retroativos a julho e uma nova atualização dos salários em janeiro de 2023, que conjugue os dados da inflação e o acordo laboral, assinado em abril.

INE confirma dados da inflação de outubro

Esta sexta-feira de manhã, o Instituto Nacional de Estatística (INE) prepara-se para confirmar os dados da inflação relativos ao mês de outubro. Outros destaques, a publicar esta manhã pelo gabinete de estatísticas, são o Índice de Bem-estar (2021) e ainda os Índices de Produção, Emprego, Remunerações na Construção, com dados referentes ao mês de setembro.

Congresso Nacional da Administração Pública

O 12.º Congresso Nacional da Administração Pública, organizado pelo Instituto Nacional de Administração, tem como tema “Caminhos para a Sustentabilidade” e acontece no Centro de Congressos de Lisboa. Há debates sobre tecnologias emergentes e inovação pública, ou as estratégias e soluções das cidades inteligentes. Fernando Alfaiate, presidente da Estrutura de Missão Recuperar Portugal, faz o balanço de um ano do Programa de Recuperação e Resiliência (PRR) e a ministra da Presidência, Mariana Vieira da Silva, encerra os trabalhos ao final da tarde.

 

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião