Subir juros é “a melhor forma de proteger os rendimentos das famílias”

O administrador do Banco de Portugal diz que não há melhor alternativa à subida dos juros para controlar a inflação. “É a melhor forma de proteger os rendimentos das famílias”, disse Hélder Rosalino.

Para o administrador do Banco de Portugal Hélder Rosalino, a subida das taxas de juro é “a melhor forma de proteger os rendimentos das famílias” e “uma inflação alta e descontrolada é o pior que pode acontecer”.

“Não há melhor alternativa do que esta”, disse o responsável na Money Conference, organizada pelo Diário de Notícias, Dinheiro Vivo e TSF.

Rosalino adiantou que grande parte da política monetária acomodatícia dos últimos anos já “foi corrigida” com as recentes subidas das taxas pelo Banco Central Europeu (BCE).

“Mas há outras medidas no terreno e discute-se quando poderão ser retiradas, nomeadamente a redução do balanço”, disse o administrador do Banco de Portugal, frisando que os juros vão continuar a subir até que o banco central alcance o seu objetivo de baixar a inflação do médio prazo para 2%.

A Zona Euro registou uma taxa de inflação de mais de 10% em setembro. Hélder Rosalino não se lembra de ter visto “um debate tão intenso” sobre a política monetária como atualmente, com muitos responsáveis políticos a pedirem cautela no aperto das condições financeiras para não atirar as economias para uma recessão.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Subir juros é “a melhor forma de proteger os rendimentos das famílias”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião