Conserveiras recebem novo apoio de dois milhões para pagar energia

  • Lusa
  • 11 Novembro 2022

De visita à fábrica da Ramirez, em Matosinhos, a ministra da Agricultura e da Alimentação prometeu quase duplicar as ajudas à indústria para suportar os custos energéticos.

A ministra da Agricultura e da Alimentação, Maria do Céu Antunes, anunciou esta sexta-feira mais dois milhões de euros de apoio à indústria conserveira, para fazer face aos aumentos dos custos energéticos, no âmbito de uma visita à Ramirez, em Matosinhos.

“É um momento de grande desafio para as indústrias e que usam a energia como fator de produção, por isso mesmo nós disponibilizámos entre março e junho 1,2 milhões de euros para fazer face aos aumentos com energia, e vamos disponibilizar até final do ano mais dois milhões de euros”, disse Maria do Céu Antunes.

A governante falava aos jornalistas depois de visitar a fábrica da conserveira Ramirez, em Matosinhos (distrito do Porto), e após reunir-se com a administração da empresa.

Maria do Céu Antunes reconheceu que o montante “é apenas um paliativo” e “uma forma de mitigar” os efeitos, mas não quis deixar de deixar uma “mensagem para as conserveiras e empresas de transformação do pescado” a partir da fábrica da Ramirez.

A governante referia-se concretamente ao Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e ao programa de fundos europeus Mar 2020 (e Mar 2030, a partir do próximo ano), com vista à modernização do setor.

No PRR, o Governo já contratou “com o setor das pescas, com a aquacultura e com a transformação cerca de 12 milhões de euros”, e até ao final do ano irá abrir “um segundo aviso com mais 10 milhões de euros”.

Já quanto ao Mar 2020, até ao final do ano será aberto o último aviso para “projetos de inovação, de modernização, que transformem o setor num setor mais competitivo”.

Latas estão 60% mais caras

Do lado da conserveira, o presidente Manuel Ramirez falou em “aumentos brutais nas matérias-primas, começando pelas latas, que chegaram a subir 300%, neste momento estão em 60%, os óleos, os azeites, a energia”.

“A nossa margem caiu cerca de 10%, margem bruta. E isso traz-nos, realmente, uma preocupação muito grande. Nomeadamente na parte energética, posso dizer-lhe que se nós pagávamos 20 mil euros por mês, estamos a pagar quase 80 mil”, respondeu aos jornalistas.

A nossa margem caiu cerca de 10%, margem bruta. E isso traz-nos, realmente, uma preocupação muito grande.

Manuel Ramirez

Presidente da Ramirez

A empresa está a funcionar “com navegação à vista”, porque “todos os dias há novidades, todos os dias há qualquer coisa que se altera, também nas manutenções, nos plásticos, nos cartões têm sido com aumentos quase mensais”.

Ainda assim, sem conseguir dar para já uma previsão de lucros para 2023, Manuel Ramirez adiantou que a conserveira perspetiva “cerca de 10% de aumento” nas vendas.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Conserveiras recebem novo apoio de dois milhões para pagar energia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião