Sindicato da TAP diz que tripulantes já podem voar 900 horas por ano

  • Lusa e ECO
  • 12 Novembro 2022

Sindicato que representa os tripulantes da companhia aérea portuguesa contesta declarações do administrador financeiro sobre limite de horas de voo por ano.

Há uma nova polémica dentro da TAP, desta vez por causa dos salários e das horas de voo do pessoal de voo. Na quinta-feira, o ECO deu conta de um estudo de uma consultora, que concluiu que os tripulantes de cabine da TAP podem ganhar até mais 50% do que os colegas da British Airways, mesmo com os cortes salariais em vigor. O documento também refere que os tripulantes voam, em média, 600 horas por ano, em vez das 800 a 900 horas por ano da concorrente britânico.

Neste sábado, o sindicato dos tripulantes da TAP veio acusar a empresa de desconhecer o atual Acordo de Empresa, assinalando estar previsto que podem voar 900 horas por ano, e desafia a empresa a divulgar o estudo no qual tem baseado afirmações.

“Desde o ano de dois mil e seis que os tripulantes da TAP podem voar 900 horas por ano”, assim refere comunicado interno do Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil (SNPVAC) a que o ECO teve acesso. Na véspera, em declarações à Lusa, o administrador financeiro da TAP, Gonçalo Pires, alegou que todos os tripulantes de cabine da companhia “podem vir a ganhar mais do que ganhavam em 2019”, mas que para isso têm de “trabalhar mais”.

A tentar negociar um novo acordo de empresa com os sindicatos, o responsável da TAP recusou que os tripulantes de cabine possam perder em média 450 euros com o novo acordo mas sim 120 euros. A gestão tem de “rever os acordos coletivos de trabalho que infelizmente garantem muito pouca produtividade”, alega o mesmo administrador.

O sindicato dos tripulantes lamenta que persista, o que diz ser um “ataque difamatório” contra os tripulantes, “mas sem apresentar o famoso estudo em que baseia as suas afirmações”. “Atacar é simples. Apresentar provas é bem mais complicado. Por isso, a fim de evitar o estigma do ‘eu sei que você sabe que eu sei que você sabe’, desafiamos a empresa a apresentar o tal estudo publicamente”, refere o comunicado.

Para os dias 8 e 9 de dezembro está marcada uma greve dos tripulantes de cabine da TAP, convocada pelo SNPVAC.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Sindicato da TAP diz que tripulantes já podem voar 900 horas por ano

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião