Pensões mais baixas vão subir até 5% para responder à inflação

  • ECO
  • 16 Novembro 2022

Estimativa mais recente da inflação para este ano aponta para um aumento de 8%, segundo a Comissão Europeia, ou seja, 0,6 pontos acima da projeção do Governo (7,4%).

Em 2023, as pensões da Segurança Social e da Caixa Geral de Aposentações (CGA) deverão aumentar acima do que foi legislado pelo Governo em decreto-lei, avança o Dinheiro Vivo (acesso livre). As pensões mais baixas, até 957,4 euros, poderão subir 5% em vez de 4,43%, segundo os cálculos feitos com base nas regras de cálculo das prestações e na estimativa mais recente da inflação para este ano.

A estimativa mais recente da inflação para este ano aponta para um aumento de 8%, segundo a Comissão Europeia, ou seja, 0,6 pontos acima da projeção do Governo (7,4%). Isto significa um aumento máximo de até 50 euros, ou seja, mais entre dois ou oito euros do que o previsto para as reformas deste intervalo de valores.

Nos escalões seguintes também haverá uma alteração face ao que foi legislado pelo Governo: pensões entre 957,4 euros e 2872,2 euros deverão subir acima dos 4,07%, e pensões entre 2872,2 euros e 5,744,4 euros (12 vezes o IAS) terão uma atualização superior a 3,53%.

Esta mexida nas atualizações só será possível porque o PS entregou uma proposta de alteração ao Orçamento do Estado para 2023 que dá margem de manobra ao Executivo para aumentar mais as pensões de forma a acomodar uma inflação mais alta, diz o Dinheiro Vivo.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Pensões mais baixas vão subir até 5% para responder à inflação

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião