‘Almofada’ das pensões está 12% abaixo do valor de 2021

  • ECO
  • 17 Outubro 2022

Nos primeiros nove meses do ano, o valor do Fundo de Estabilização Financeira da Segurança Social ficou cerca de 12% abaixo do registado no período homólogo de 2021, para 21,7 mil milhões de euros.

Nos primeiros nove meses do ano, o valor do Fundo de Estabilização Financeira da Segurança Social ficou cerca de 12% abaixo do registado no período homólogo, para 21,7 mil milhões de euros, noticia o Jornal de Negócios (acesso pago).

Na proposta de Orçamento do Estado para 2023, o Governo conta que a ‘almofada’ das pensões atinja 26,5 mil milhões de euros, cobrindo mais de ano e meio em pensões. Para tal acontecer, será necessária a transferência de saldos e receitas adicionais e uma valorização dos ativos de 4%.

Contudo, para Miguel Coelho, ex-vice-presidente do Instituto de Segurança Social, poderá ser difícil alcançar essa meta a curto prazo. “Quais os pontos sensíveis? Por um lado, estarmos a assumir que haverá uma recuperação dos mercados já em 2023. O segundo ponto é assumir que há uma transferência de mais de três mil milhões do sistema para o FEFSS. São as duas questões discutíveis”, afirma, em declarações ao Jornal de Negócios.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

‘Almofada’ das pensões está 12% abaixo do valor de 2021

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião