Acordo com Portugal Ventures abriu portas a Ricardo Moutinho

  • ECO
  • 18 Novembro 2022

A sociedade de capital de risco do Estado assinou, no início de 2020, uma 'side-letter' com o empresário da polémica do CET em Caminha, mas apelida-a de um "mero acordo de intenções".

Em 31 de janeiro de 2020, a Portugal Ventures (a sociedade de capital de risco do Estado) assinou um acordo com a Fieldperformance SGPS, uma empresa de Ricardo Moutinho, o empresário com quem o agora ex-secretário de Estado adjunto do primeiro-ministro tinha negociado o polémico projeto do Centro de Exposições Transfronteiriço, noticia o Jornal Económico (acesso pago). O objetivo era a criação e gestão de um fundo de capital da risco para investimentos na região da Cova da Beira.

O acordo consistia numa side-letter que a Portugal Ventures disse ser “um mero acordo de intenções”. Foi assinado porque Ricardo Moutinho — que se apresentava como assessor do Ministério das Finanças na sua página do Facebook, facto que as Finanças rejeitam — e um outro representante da empresa, o dinamarquês Jesper Anderson, foram apresentados pela Câmara do Fundão à sociedade de capital de risco, menos de três meses antes da assinatura do acordo, altura em que a Fieldperformance SGPS contava apenas cinco meses de vida.

Um dos compromissos que Ricardo Moutinho e Jesper Anderson assumiriam, enquanto representantes da Fieldperformance, era “integrar os painéis de peritos para avaliação dos investimentos em projetos enquadrados nas áreas de interesse do Fundo, nomeadamente, fazendo parte do grupo de peritos nacionais e internacionais (isto é, não remunerados) que analisa o pitch a apresentar pelas empresas e efetua a recomendação (positiva ou negativa) para a avaliação interna do projeto”. Moutinho usou este acordo para demonstrar, junto de outras autarquias e instâncias, que era parceiro da Portugal Ventures.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Acordo com Portugal Ventures abriu portas a Ricardo Moutinho

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião