Atualizar pensões acima do previsto no OE pode custar 200 milhões, sem pesar no défice

  • ECO
  • 21 Novembro 2022

Proposta do PS cumpre cenário lançado pelo ministro das Finanças, que admitia subia valor das pensões caso a taxa de inflação em novembro fosse superior à prevista.

A proposta do PS que dá a possibilidade ao Governo de actualizar as pensões em 2023 num valor superior ao previsto deverá representar um acréscimo de despesa avaliado entre 150 e 200 milhões de euros. A medida será aprovada na votação na especialidade do Orçamento do Estado para 2023 (OE2023).

O aumento, no entanto, “não tem impacto no défice” porque, ao mesmo tempo que a subida da inflação gera este acréscimo de despesa, também provoca um aumento de receita, defende o líder parlamentar do PS, Eurico Brilhante Dias, ao Público (acesso condicionado).

O ministro das Finanças, Fernando Medina, já tinha admitido uma correção no aumento das pensões caso a taxa de inflação calculada em novembro fosse superior à estimada. No OE2023, o Governo pretende aumentar as pensões em até 4,43%, subida inferior à prevista na lei e que foi compensada com a atribuição de meia pensão mensal no mês passado.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Atualizar pensões acima do previsto no OE pode custar 200 milhões, sem pesar no défice

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião