Polónia anula multa de 6.200 milhões de euros da Gazprom pela construção do Nord Stream 2

  • Lusa
  • 22 Novembro 2022

A Polónia anulou uma multa de 6.200 milhões de euros imposta à russa Gazprom pela UOKiK pela construção do gasoduto Nord Stream 2, que garantiu que vai recorrer da sentença.

A Polónia anulou na segunda-feira uma multa de 6.200 milhões de euros imposta à russa Gazprom pela UOKiK (Serviço de Proteção da Concorrência e do Consumidor) pela construção do gasoduto Nord Stream 2, que garantiu que vai recorrer da sentença.

“Vamos recorrer desta sentença”, afirmou o presidente do UOKiK, Tomasz Chrostny, em comunicado, manifestando surpresa face à decisão.

O UOKiK tinha acusado a Gazprom e outras cinco empresas envolvidas na construção do gasoduto de terem criado uma joint-venture (acordo entre empresas para um objetivo comercial comum) sem consentimento.

No entanto, o tribunal concluiu que o projeto não foi implementado por uma joint-venture, mas por uma subsidiária da Gazprom.

As cinco empresas – Engie Energie, Uniper, OMV, Shell e Wintershall -, receberam uma coima total de 234 milhões de zlotys (cerca de 52 milhões de euros).

Os gasodutos Nord Strem 1 e Nord Stream 2 foram atingidos por explosões no final de setembro. Na sexta-feira, os responsáveis pela investigação preliminar, realizada na Suécia, garantiram que se tratou de um ato de sabotagem.

O Nord Stream 2 foi construído para duplicar a capacidade de importação de gás russo para a Alemanha.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Polónia anula multa de 6.200 milhões de euros da Gazprom pela construção do Nord Stream 2

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião