Em dia de otimismo com alívio na China, petróleo e gás natural avançam mais de 2%

Num dia animado pelas perspetivas de alívio das restrições da pandemia na China, preços do petróleo e do gás natural sobem.

Depois de quedas nos últimos tempos, matérias-primas como o petróleo e o gás natural estão a avançar, numa altura em que os mercados celebram os rumores de um alívio nas restrições da Covid na China. Preços do “ouro negro” sobem 2% e gás natural dispara 4% esta manhã.

Começando pelos preços do petróleo, estes estão a subir 2%, impulsionados pelas esperanças de que a China vai relaxar as restrições da Covid após raros protestos em grandes cidades chinesas no fim de semana. A especulação foi alimentada por relatos de que os responsáveis pela saúde iriam realizar uma conferência de imprensa esta terça-feira para falar sobre as medidas de controlo da pandemia.

Os futuros do Brent avançam 2,37% para 85,14 dólares, enquanto os contratos futuros do crude West Texas Intermediate (WTI) sobem 2,05%, para 78,81 dólares o barril.

Além do alívio previsto face às políticas restritivas na China, os preços do petróleo também são sustentados pela expectativa de que os principais produtores de petróleo ajustem os planos de produção na próxima reunião.

Já no gás natural, depois de uma sessão volátil, os futuros estão agora a avançar 4%. Os futuros TTF de gás natural para entrega em dezembro estão a valorizar 4,64% para 129 euros por MWh esta terça-feira.

Segundo a Reuters, os stocks de gás da Europa estão a caminho de terminar o inverno de 2022/23 num dos níveis mais altos já registados, isto se os preços permanecerem altos e as entregas de gasodutos da Rússia continuarem.

Ao mesmo tempo, surgem notícias de que a Rússia está a discutir uma possível “união de gás” com o Cazaquistão e o Uzbequistão para apoiar os embarques entre os três países e para outros compradores de energia, incluindo a China, segundo a agência Interfax.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Em dia de otimismo com alívio na China, petróleo e gás natural avançam mais de 2%

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião