5 coisas que vão marcar o dia

  • Joana Abrantes Gomes
  • 5 Dezembro 2022

No dia em que entra em vigor o embargo da UE ao crude russo, os preços dos combustíveis voltam a baixar em Portugal. Na Autoeuropa, trabalhadores votam proposta de aumento salarial de 5,2%.

A semana arranca com a entrada em vigor do embargo da União Europeia às importações de petróleo bruto russo, no mesmo dia em que os preços dos combustíveis em Portugal voltam a descer. Os trabalhadores da Autoeuropa votam a proposta de aumento salarial de 5,2% e os candidatos à reprivatização da Efacec têm até hoje para enviarem as manifestações de interesse à Parpública. Em Bruxelas, os ministros das Finanças dos países do euro deverão eleger o próximo presidente do Eurogrupo.

Afinal, combustíveis vão subir

Ao contrário do que se esperava, a revisão da carga fiscal sobre os combustíveis vai ditar um aumento dos preços dos combustíveis esta semana. A partir desta segunda-feira, o litro de gasóleo vai subir 1,8 cêntimos e o da gasolina 1,4 cêntimos, anulando as descidas da última semana e fixando os preços de ambos os combustíveis ao mesmo nível.

Entra em vigor embargo da UE a importações de petróleo russo

O embargo da União Europeia (UE) ao petróleo bruto proveniente da Rússia entra em vigor esta segunda-feira, dias depois de os 27 Estados-membros terem acordado na sexta-feira a imposição de um preço máximo de 60 dólares (cerca de 57 euros) para o barril de petróleo russo transportado por via marítima. A Agência Internacional de Energia (AIE) já avisou que este embargo vai acrescentar “mais pressão” sobre os mercados, especialmente no do gasóleo, que é “excecionalmente apertado”.

Donohoe reeleito presidente do Eurogrupo?

Os ministros das Finanças dos países do euro encontram-se esta segunda-feira em Bruxelas para uma reunião em que se espera que seja eleito o próximo presidente Eurogrupo – que já foi liderado pelo ex-ministro das Finanças Mário Centeno –, por maioria simples de pelo menos dez em 19 votos. Paschal Donohoe, ministro das Finanças da Irlanda e atual presidente do fórum informal dos titulares da pasta dos países do euro, foi o único a avançar com uma candidatura para o próximo mandato da presidência do Eurogrupo, que terá início em 13 de janeiro de 2023, por um período de dois anos e meio.

Último dia para candidatos à reprivatização da Efacec enviarem manifestação de interesse

Após o fracasso da venda da Efacec ao grupo DST, os potenciais candidatos à reprivatização da empresa devem enviar as manifestações de interesse à Parpública até às 17 horas desta segunda-feira. De acordo com os termos do ‘Anúncio de Reprivatização da Efacec’ publicado pela Parpública, as manifestações de interesse devem incluir “os documentos acessórios (em língua portuguesa ou inglesa) que o potencial interessado entenda servirem de suporte relativamente aos critérios de idoneidade e capacidade financeira constantes da Resolução do Conselho de Ministros n.º 107-A/2022 de 21 de novembro”.

Terminam referendos na Autoeuropa

Decorre hoje o segundo e último dia de referendos sobre a proposta para um aumento salarial extraordinário de 5,2% dos funcionários da Volkswagen Autoeuropa, acordado há uma semana entre a comissão de trabalhadores da fábrica de Palmela e a administração da empresa. Caso seja aprovado, o aumento salarial tem efeitos já a partir deste mês, substituindo o aumento de 2% que já estava previsto para janeiro de 2023.

(Notícia atualizada às 8h37 com indicação de que a revisão da carga fiscal fará subir os preços dos combustíveis)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião