Afinal, gasóleo sobe 1,8 cêntimos e gasolina 1,4 cêntimos

Quando chegar à bomba para abastecer deverá pagar 1,662 euros por litro de gasóleo simples ou por litro de gasolina simples 95. Subida dos combustíveis é ditada por revisão da carga fiscal.

A revisão da carga fiscal sobre os combustíveis vai ditar um aumento de preços esta semana. A partir desta segunda-feira, o litro de gasóleo vai subir 1,8 cêntimos e o da gasolina 1,4 cêntimos, anulando as descidas da última semana e fixando os preços de ambos os combustíveis ao mesmo nível.

O mercado, tendo em conta a cotação do brent e do mercado cambial, antecipava para esta semana uma descida de três cêntimos no gasóleo e de 1,5 cêntimos na gasolina. Mas, à semelhança do que acontece desde abril, no início do mês o Executivo procede à revisão da carga fiscal a aplicar sobre os combustíveis. Na sexta-feira, o Ministério das Finanças anunciou uma “redução do desconto do ISP em 3,9 cêntimos por litro de gasóleo e em 2,4 cêntimos por litro de gasolina”.

Em dezembro o Governo replica novamente o mecanismo aplicável no ISP equivalente a uma descida da taxa do IVA de 23% para 13% e o mecanismo de compensação por via de redução do ISP da receita adicional do IVA, decorrente de variações de preços dos combustíveis. A fórmula permitiu uma diminuição da carga fiscal de 27,3 cêntimos por litro de gasóleo e 24,7 cêntimos por litro de gasolina, no último mês do ano. Mas o efeito de mecanismo de compensação aplicado em dezembro leva, na prática, a um agravamento da carga fiscal, que sobe 4,8 cêntimos no litro de gasóleo e 2,9 cêntimos no de gasolina face a novembro.

Com esta revisão, a descida dos combustíveis antecipada na sexta-feira é, assim, anulada e tanto o diesel como a gasolina vão subir, interrompendo sete semanas consecutivas de descida de preços no primeiro caso e quatro no segundo. Reduções que já tinham permitido regressar a valores anteriores à invasão da Ucrânia pela Rússia.

Assim, quando chegar à bomba para abastecer deverá pagar 1,662 euros por litro de gasóleo simples ou por litro de gasolina simples 95, tendo em conta os valores médios praticados nas bombas na segunda-feira passada, divulgados pela Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG), e que já têm em conta os descontos aplicados pelas gasolineiras. Mas, recorde-se que os preços ao consumidor final podem diferir de um posto de abastecimento para outro.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Afinal, gasóleo sobe 1,8 cêntimos e gasolina 1,4 cêntimos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião