Irlandês Paschal Donohoe reeleito presidente do Eurogrupo

  • Joana Abrantes Gomes
  • 5 Dezembro 2022

O ministro das Finanças da Irlanda vai manter-se como presidente do Eurogrupo durante o próximo mandato, que se inicia em 13 de janeiro de 2023 e durará dois anos e meio.

Os ministros das Finanças dos países da Zona Euro reelegeram Paschal Donohoe, na tarde desta segunda-feira, para um segundo mandato de dois anos e meio à frente da presidência do Eurogrupo. O irlandês tinha sido o único ministro a apresentar candidatura ao cargo até ao encerramento das nomeações há duas semanas.

“Privilegiado por ter sido eleito para um segundo mandato como presidente do Eurogrupo. Muito grato pela confiança que os ministros da Zona Euro depositaram em mim e ansioso por trabalharmos juntos em mais um mandato”, escreveu Paschal Donohoe, na sua conta na rede social Twitter.

Por norma, o presidente do Eurogrupo é um ministro das Finanças em exercício. Mas Donohoe deverá exercer o segundo mandato à frente do Eurogrupo como ministro da Despesa Pública e da Reforma da Irlanda, devido a uma remodelação do Governo irlandês de coligação que terá lugar no final deste mês.

Prevê-se que seja Michael McGrath, do partido liberal Fianna Fáil, a tutelar a pasta das Finanças na República da Irlanda, tendo assim assento no Eurogrupo como representante daquele país, ao mesmo tempo que Donohoe será presidente independente do órgão.

Uma das primeiras reações chegou da presidente do Banco Central Europeu (BCE). Numa publicação no Twitter, Christine Lagarde parabenizou Paschal Donohoe pela reeleição, afirmando-se “ansiosa para continuar a trabalhar” com o irlandês. “Sob a sua liderança, navegamos com sucesso num ambiente económico desafiador”, acrescentou.

(Notícia atualizada às 18h08)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Irlandês Paschal Donohoe reeleito presidente do Eurogrupo

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião