Renováveis vão quase duplicar nos próximos cinco anos, estima AIE

Crise energética vai acelerar a instalação de projetos solares e eólicos a nível mundial. AIE estima que até 2027 a capacidade global de energia renovável cresça 2.400 gigawatts.

A crise energética vai quase duplicar a instalação da capacidade de energia renovável a nível mundial nos próximos cinco anos, indica o relatório divulgado esta terça-feira pela Agência Internacional de Energia (AIE).

Segundo a entidade com sede em Paris, face às preocupações com a segurança energética causadas pela invasão da Ucrânia, foram vários os países que aceleraram os processos de transição energética, apostando fortemente na instalação de capacidade solar e eólica. Assim, espera-se que a capacidade global de energia renovável cresça 2.400 gigawatts (GW) no período 2022-2027, uma quantidade equivalente à capacidade energética total da China atualmente, de acordo com o relatório Renewables 2022.

A capacidade solar fotovoltaica global deverá triplicar no período 2022-2027, ultrapassando o carvão como a maior fonte global de eletricidade já no início de 2025. Já a capacidade eólica global vai quase duplicar no mesmo período, com projetos offshore a serem responsáveis por um quinto do crescimento. Juntas, a energia eólica e a solar representarão mais de 90% da capacidade de energia renovável adicionada nos próximos cinco anos.

Fatih Birol, diretor executivo da AIE, sublinha que a aposta nas energias renováveis entrou agora numa “numa nova fase de crescimento ainda mais rápido” numa altura em que se atravessa “um ponto de viragem histórico para um sistema energético mais limpo e seguro”. Além da aposta permitir assegurar uma maior segurança energética, Birol ressalva que as energias “verdes” são “fundamentais para ajudar a manter a porta aberta para limitar o aquecimento global a 1,5 °C”.

Para concretizar a estimativa prevista, a AIE recomenda que os Estados-membros da União Europeia acelerem, também, na implementação de políticas que permitam simplificar e reduzir os prazos de licenciamento, melhorar os leilões, nomeadamente a nível de distribuição de tarefas e cronogramas, bem como fomentar os programas de incentivo à instalação de painéis solares em telhados residenciais e comerciais.

Mas além da Europa, a AIE também olha para o papel da China e dos Estados Unidos. Segundo uma análise da organização, espera-se que a Pequim seja responsável por quase metade das novas adições de capacidade de energia renovável global no período 2022-2027. E em Washington, graças à Lei de Redução da Inflação, a instalação de energias “verdes” deverá acelerar nos próximos anos.

Mas as renováveis não são o único destaque. Segundo o relatório, também a procura por biocombustíveis deverá crescer 22% no período 2022-2027, com os Estados Unidos, Canadá, Brasil, Indonésia e Índia a representarem 80% da expansão global prevista no uso de biocombustíveis.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Renováveis vão quase duplicar nos próximos cinco anos, estima AIE

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião