Brent fecha abaixo dos 80 dólares pela primeira vez desde janeiro

  • Lusa
  • 6 Dezembro 2022

O preço do petróleo caiu 4,93%, o segundo dia em queda desde que entrou em vigor o tecto da máximo do G7 ao petróleo russo.

A cotação do barril de petróleo Brent para entrega em fevereiro terminou esta terça-feira no mercado de futuros de Londres em baixa de 4,93% e fechou abaixo de 80 dólares (79,38) pela primeira vez desde o início de janeiro.

O crude do Mar do Norte, de referência na Europa, concluiu a sessão no International Exchange Futures a cotar 3,33 dólares abaixo dos 82,71 dólares com que fechou as transações na segunda-feira.

O Brent não cotava abaixo de 80 dólares desde o início do ano, quando estava a recuperar da queda sofrida com o aparecimento da variante Ómicron do novo coronavírus, em finais de novembro de 2021, que reavivou o receio entre os investidores de novas restrições socioeconómicas na Europa.

Os analistas atribuem a queda persistente do preço do barril à perspetiva de novas subidas da taxa de juro de referência nos EUA e à manutenção da preocupação com a inflação.

O otimismo alimentado com a redução das restrições na China contra o coronavírus perdeu força nos últimos dias e regressaram os receios com uma diminuição da procura chinesa.

Os investidores estão a analisar, simultaneamente, os efeitos materiais do limite ao preço do petróleo russo, imposto esta semana pelo G7 e pela União Europeia e Austrália. “O limite está a ser visto como a continuação da situação atual. A Federação Russa já está a vender abaixo desse nível, como é conhecido, e está a melhorar a sua capacidade de escapar às sanções”, assinalou Craig Erlam, analista da Oanda.

(artigo atualizado às 21h30 com valor de fecho do brent)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Brent fecha abaixo dos 80 dólares pela primeira vez desde janeiro

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião