Embaixador português no Japão critica “pequenez” de Fernando Santos

Vítor Sereno é embaixador de Portugal no Japão e criticou, no Linkedin, a "pequenez" de Fernando Santos depois da eliminação da seleção no Qatar. Luís Santos, gestor e filho do selecionador, respondeu

Portugal foi eliminado do Mundial do Qatar depois de perder com Marrocos nos quartos-de-final do torneio, num contexto marcado pelo caso Ronaldo e pela opção de Fernando Santos de o deixar de fora da equipa inicial. As reações sucederam-se, muitas delas críticas das opções do selecionador, mas uma ganhou um peso particular: Vítor Sereno, embaixador de Portugal no Japão, escreveu na sua página profissional no Linkedin, um texto severo para Fernando Santos, considerando que “sairá por baixo, refém da sua incapacidade táctica, do medo, da incoerência, mas sobretudo da sua pequenez“.

A posição pública do embaixador, escrita nessa qualidade, acaba por comprometer também o próprio Ministério dos Negócios Estrangeiros. E é isso mesmo que leva o gestor do fundo Alpac, Luís Santos, filho do selecionador português, a responder ao embaixador. Num comentário ao ‘post’ de Sereno, Luís Santos escreve: “O Sr. Embaixador tem direito à sua opinião. Mas escrever publica e gratuitamente da “pequenez” de quem deu tanto à sua pátria, pode não ser digno da posição que ocupa“. Até ao momento, não se conhece a posição oficial do Ministério dos Negócios Estrangeiros sobre o comentário do embaixador no Japão.

No ‘post’, entretanto apagado depois da noticia do ECO, Vítor Sereno critica Fernando Santos de forma dura. “Um treinador que não soube sair por cima quando tinha tudo para o fazer. Como Campeão Europeu e vencedor da I Liga das Nações ficaria para sempre na história. Eu próprio votaria e faria lobby para que rotundas pelo país inteiro tivessem o seu nome (…) A insistência da FPF em Fernando Santos é doentia e vice-versa. Agarrar-se ao cargo e não colocar imediatamente o lugar à disposição (basta olhar para Luís Enrique, Tite ou Roberto Martinez) é sintomático”, acrescenta, numa crítica também a Fernando Gomes, presidente da Federação e que termina o mandato em 2024. Fernando Santos não desvendou o seu futuro e remeteu uma decisão para uma conversa com Fernando Gomes.

Em contraponto às críticas a Fernando Santos, o embaixador português no Japão (e antigo chefe de Gabinete de Miguel Relvas no Governo de Pedro Passos Coelho) elogia Cristiano Ronaldo. “O único, até hoje, que vi a tentar mudar o paradigma deste estado de depressão constante, alternado com estados de euforia, foi Cristiano Ronaldo. O melhor embaixador de Portugal (conheço-os todos: é inigualável) e o único que nunca teve vergonha de assumir que nós, os portugueses, quando queremos, chegamos ao topo do mundo“.

Numa outra referência implícita a Fernando Santos, Vítor Sereno escreve que “Cristiano é muito mais do que Portugal e, no fundo, isso chateia-nos. É mais fácil nivelarmo-nos pela mediocridade do que pela excelência – tive um colega mais velho, há muitos anos, que me dizia para não trabalhar tanto porque isso obrigava os outros a fazer igual ou melhor…”.

No comentário ao ‘post‘ de Vítor Sereno, Luís Santos faz um desafio ao embaixador, em jeito de provocação: “Há muito trabalho a fazer na relação Portugal-Japão. Contamos consigo para o realizar com tanto empenho e competência quanto a nossa seleção que nos levou aos quartos de final do campeonato do mundo, pela 3ª vez na sua história, e caiu de pé. E em particular, tanto empenho e competência quanto o selecionador da “pequenez” (palavras suas) dos dois únicos troféus da história futebolista da nação”.

(Nota: Vítor Sereno apagou o ‘post’ sobre Fernando Santos na rede Linkdedin).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Embaixador português no Japão critica “pequenez” de Fernando Santos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião