Novos emigrantes chegam a ganhar três vezes mais do que em Portugal
Em Portugal, 70% dos emigrantes ganhava menos de 1.000 euros, enquanto no destino, mais de 50% passou a receber mais de 2.000 e 26,5% acima de 3.000 euros, revela um estudo da Universidade do Porto.
Os novos emigrantes portugueses têm habilitações superiores e chegam a ter salários três vezes mais altos nos países que os acolhem do que em Portugal, tendo empregos estáveis e progressão profissional, e os que partiram a pensar no regresso dizem agora que a saída é permanente, segundo as conclusões do estudo “Êxodo de competências e mobilidade académica de Portugal para a Europa”, citado pelo Diário de Notícias (acesso livre).
Uma das razões apontadas para emigrar é precisamente o nível salarial. “Estamos a falar de pessoas que ganhavam mil euros [em Portugal] e nos países de destino vão ganhar três mil ou mais euros”, aponta um dos autores do estudo, João Teixeira Lopes. “Faz-se um investimento na formação dos jovens, que depois não têm o devido reconhecimento na sociedade portuguesa e acabam por emigrar. Não há o devido retorno para o desenvolvimento do país”, lamenta, considerando que “estamos a perder a geração mais qualificada”.
A investigação envolveu os jovens qualificados que emigraram para a Europa e que representarão um quarto dos portugueses que deixaram o país na última década, de acordo com o sociólogo, professor e investigador do Instituto de Sociologia da Universidade do Porto. Embora a maioria dos jovens que deixa o país não tenha um curso superior, o número de emigrantes qualificados subiu 87,5%, atingindo um peso de 11% no total de emigrantes em 2015.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Novos emigrantes chegam a ganhar três vezes mais do que em Portugal
{{ noCommentsLabel }}