Marcelo pede “consequências exemplares” no caso de corrupção do Parlamento Europeu

Marcelo Rebelo de Sousa pediu “consequências exemplares” no alegado caso de corrupção que envolve a vice-presidente do Parlamento Europeu e sinaliza que as suspeitas devem ser investigadas.

O Presidente da República pediu “consequências exemplares” no alegado caso de corrupção que envolve um dos 14 vice-presidentes do Parlamento Europeu, a grega Eva Kaili, defendendo que as suspeitas devem ser investigadas.

“Em matéria de corrupção não há meios-termos”, apontou Marcelo Rebelo de Sousa, em declarações transmitidas pela RTP3, sublinhando que, “se há matéria para investigar”, esta deve ser investigada “exemplarmente”, independentemente de serem suspeitas “ao mais alto nível” ou não.

Em causa está o caso que evolve a eurodeputada Eva Kaili, vice-presidente do Parlamento Europeu e membro da bancada dos Socialistas europeus (grupo dos Socialistas e Democratas, S&D), que foi detida na Bélgica por suspeitas de receber subornos do Qatar para influenciar decisões do Parlamento Europeu em favor do emirado. Esta segunda-feira, as autoridades gregas confiscaram os bens (imóveis, contas bancárias e empresas) da vice-presidente do Parlamento Europeu.

Perante estas suspeitas, o Presidente da República sinaliza que, “a que nível for, deve ser investigado, para depois ter consequências exemplares”.

Da Europa para os fundos europeus, Marcelo Rebelo de Sousa, numa aula com alunos de Ourém, defendeu que é fundamental que estes sejam “utilizados a tempo e de forma eficaz”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Marcelo pede “consequências exemplares” no caso de corrupção do Parlamento Europeu

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião