Portugal já vacinou quase 3 milhões contra a Covid-19 este inverno

Meta dos três milhões de vacinados nesta campanha "deverá ser atingida na segunda quinzena de dezembro", indica Ministério da Saúde.

Na campanha de outono-inverno deste ano, já foram vacinados quase três milhões de portugueses contra a Covid-19, adianta o Ministério da Saúde esta terça-feira. Num balanço geral, Portugal já recebeu 38,5 milhões de doses de vacinas, das quais 2,1 milhões foram inutilizadas com o passar do prazo de validade, número que deverá subir para 3,4 milhões até ao final do ano.

A meta de 3 milhões de vacinados contra a Covid-19 nesta campanha “deverá ser atingida na segunda quinzena de dezembro”, sinalizam em comunicado, sendo que o objetivo é vacinar “antes da chegada do período de maior circulação de vírus respiratórios, a maioria de cidadãos com maior risco de doença”.

Portugal recebeu as primeiras vacinas no final de dezembro de 2020, no âmbito dos processos de aquisição centralizada de vacinas a nível da Comissão Europeia. Das 38,5 milhões de vacinas recebidas, de várias marcas, foram já administradas até à data cerca de 26,5 milhões de doses. Entre as restantes, cerca de três milhões vão ficar inutilizadas e outras dez milhões de doses foram doadas ou revendidas.

“À data, foram doadas cerca de 8 milhões de vacinas e revendidas mais de 2,5 milhões de doses”, através dos mecanismos de cooperação multi e bilateral, nota o Ministério da Saúde.

Quanto à eficácia das vacinas, o Ministério liderado por Manuel Pizarro indica que “de acordo com estimativas internacionais, as vacinas permitiram salvar cerca de 20 milhões de pessoas em todo o mundo”. “Em Portugal, estima-se que as vacinas preveniram 1,2 milhões de infeções e evitaram cerca de 12 mil mortes”, acrescentam.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Portugal já vacinou quase 3 milhões contra a Covid-19 este inverno

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião