Inflação homóloga na Alemanha desacelera ligeiramente para 10% em novembro

  • Lusa
  • 13 Dezembro 2022

De acordo com a agência federal de estatística alemã, houve uma ligeira moderação nos preços da energia, mas há cada vez mais aumentos de preços em muitos outros bens, particularmente nos alimentos.

A inflação homóloga na Alemanha desacelerou ligeiramente em novembro, mas manteve-se nos 10%, depois de ter atingido um pico de 10,4% em outubro, informou esta terça-feira a agência federal de estatística alemã (Destatis). Em comparação com outubro, o índice de preços no consumidor (IPC) caiu 0,5%.

Segundo o presidente da Destatis, Georg Thiel, “a taxa de inflação mantém-se a um nível elevado de 10,0%, apesar de uma ligeira moderação nos preços da energia“. “Estamos também a observar cada vez mais aumentos de preços em muitos outros bens além da energia. Particularmente notável para os agregados familiares é o aumento crescente dos preços dos alimentos”, disse.

Desde o início da guerra na Ucrânia, os preços da energia e dos alimentos, em particular, subiram acentuadamente e continuam a ter um impacto significativo na taxa de inflação. Como consequência da situação de guerra e crise, os problemas de abastecimento e a evolução dos preços nas fases económicas intermédias também influenciam a taxa de inflação, impulsionando também os preços de outros bens e serviços.

Uma das primeiras medidas do terceiro pacote de ajuda do Governo alemão, a redução do IVA sobre o gás e o aquecimento urbano de 19% para 7%, que entrou em vigor em outubro, teve um efeito amortecedor sobre a inflação destes produtos energéticos.

Apesar das medidas de flexibilização, os produtos energéticos aumentaram 38,7% de ano para ano em novembro, embora o aumento de preços tenha enfraquecido um pouco após os 43,0% de outubro. Em particular, o preço da energia doméstica aumentou acentuadamente, em 53,2%. Assim, os preços do gás natural mais do que duplicaram – em 112,2% – e os preços do aquecimento urbano em 36,6%.

O aquecimento com outras fontes de energia também se tornou mais caro: a madeira, pellets ou outros combustíveis sólidos aumentaram 96,3% e o óleo de aquecimento leve em 55%. Entretanto, a eletricidade subiu 27,1%. Os consumidores tiveram de pagar significativamente mais não só pela energia doméstica, mas também pelos combustíveis – em 14,6%.

Os preços dos alimentos aumentaram 21,1% em termos homólogos em novembro, mais do dobro do aumento da inflação global, depois de já terem aumentado 20,3% em outubro e, de um modo geral, terem aumentado gradualmente desde o início do ano.

Mais uma vez, foram observados aumentos de preços em todos os grupos alimentares: as gorduras e óleos aumentaram consideravelmente – em 41,5% – tal como os produtos lácteos e os ovos – em 34,0% -, o pão e os cereais – em 21,1% e os vegetais – em 20,1%.

Excluindo o impacto da energia, a taxa de inflação em novembro foi de 6,6%, e excluindo energia e alimentos, de 5%.

Os preços dos bens no conjunto aumentaram 17,1% em termos homólogos: os consumíveis subiram 22,8%, enquanto os bens de consumo duradouros aumentaram 6,6%.

Já os preços dos serviços no seu conjunto aumentaram 3,6% em termos homólogos, incluindo as rendas líquidas, que aumentaram 1,7%. Os serviços que mais aumentaram foram a restauração – em 9,8% -, cabeleireiro e higiene pessoal – em 7,5% – e manutenção e reparação de veículos – em 7,4%.

O IPC harmonizado para a Alemanha, que é calculado de acordo com os critérios da União Europeia, aumentou 11,3% em termos homólogos em novembro e manteve-se inalterado em relação ao mês anterior.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Inflação homóloga na Alemanha desacelera ligeiramente para 10% em novembro

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião