Governo alemão já aprovou medidas para poupar energia a curto e médio prazo

  • Lusa
  • 24 Agosto 2022

As medidas vão permitir a redução do consumo de gás em até cerca de 2% e uma poupança de cerca de 10,8 mil milhões de euros nos próximos dois anos.

O Conselho de Ministros alemão aprovou esta quarta-feira dois decretos para a poupança de energia a médio e longo prazo que incluem, entre outras medidas, a redução da iluminação de monumentos e publicidade ou do aquecimento de certos espaços públicos. De acordo com o Ministério da Economia, a implementação destas medidas de poupança de energia permitirá a redução do consumo de gás em até cerca de 2% e uma poupança de cerca de 10,8 mil milhões de euros nos próximos dois anos.

As medidas a curto prazo para assegurar o aprovisionamento energético vão entrar em vigor em 1 de setembro e por seis meses e, de acordo com o ministro da Economia e do Clima, Robert Habeck, tem particular ênfase no setor público. O pacote de medidas inclui uma proibição da iluminação de edifícios e monumentos entre as 22:00 e as 06:00, bem como instalações publicitárias iluminadas – à exceção da iluminação de segurança e de emergência.

Em edifícios públicos não residenciais, as divisões que não sejam regularmente frequentadas vão deixar de ser aquecidas, enquanto a temperatura mínima passará de 20 graus para 19 graus nos espaços de trabalho. Os espaços comerciais aquecidos estarão proibidos de manter as portas permanentemente abertas. Já nos edifícios e jardins privados, passa a ser proibido aquecer piscinas interiores ou exteriores.

As medidas a médio prazo, destinadas a aumentar a eficiência energética em edifícios e empresas públicas e privadas, deverão entrar em vigor em 1 de outubro por um período de dois anos. Ao contrário das medidas a curto prazo, que foram aprovadas em Conselho de Ministros, sem passarem pelo parlamento, as medidas a médio prazo têm de ser aprovadas pela câmara alta do parlamento alemão, o Bundesrat.

Habeck mencionou ainda medidas governamentais para a aproximação à independência do fornecimento de energia da Rússia e garantir a segurança do abastecimento, através, por exemplo, da construção de terminais de gás natural liquefeito. “Mas é também essencial poupar muito mais gás na administração pública, nas empresas, no maior número possível de lares” para que os decretos hoje adotados representem “um contributo importante”, acrescentou.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Governo alemão já aprovou medidas para poupar energia a curto e médio prazo

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião